quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Flávio Dino quer companhia de fora em voo doméstico


A Embratur se prepara para levar ao governo uma proposta para permitir que companhias aéreas da América do Sul possam realizar voos domésticos no país.
A ideia, de acordo com o presidente da entidade, Flávio Dino, é desenvolver um mercado comum de aviação, semelhante ao padrão praticado na Europa.
“Seria uma mudança no Código Brasileiro de Aeronáutica. A maior concorrência entre as empresas elevaria a competitividade, e poderiam ser praticados preços mais baixos entre destinos brasileiros”, diz.
O objetivo é estimular o turismo de brasileiros dentro do país, que, segundo Dino, perdeu uma parte de sua atratividade devido aos altos valores cobrados pelas passagens domésticas.
“Quando o brasileiro compara o preço de viajar dentro do país, prefere ir para a Europa”, afirma.
A entrada de estrangeiros no Brasil deve avançar aproximadamente 5% neste ano, enquanto as partidas de turistas brasileiros rumo ao exterior registram uma velocidade mais alta, segundo projeções da entidade.
“Estimamos que a saída cresça aproximadamente 15%”, diz.
“A medida contribuiria também para elevar o turismo entre os países da região. E é importante para aumentar a oferta em um momento em que o governo pretende expandir o número de aeroportos”, afirma Dino.
*Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto na Folha de São Paulo, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.

0 comentários:

Postar um comentário