Por iniciativa da ASDEBAL - Associação dos Deficientes de Bacabal, realizou na manha dessa segunda-feiram 3 de dezembro,uma grande caminhada de pessoas com deficiencia e mobilidade reduzida que inciou em frene a sede da ASDEBAL na rua Magalhães de Almeida percorrendo as principais ruas do centro da cidade Bacabal. O evento tem o objetivo de comemorar o dia mundial da pessoa com deficiência cada organização tem sua maneira de comemorar, no mundo todos milhares de pessoas dom deficiência e mobilidade reduzida realizaram protestos,passeatas,seminários, atividades ligadas à cultura, saúde e inclusão social.
Em Bacabal o segmento escolheu fazer uma caminhada, alguns foram a pé,outros em suas cadeiras de rodas manuais ou motorizadas. Apesar da Asdebal ter muitos anos de luta, percebeu-se qua em Bacabal ainda se luta pela reforma aquitetônica da cidade, rampas,banheiros adaptadas em locais públicos e privados de grande circulação de pessoas. O Presidente da ASDEBAL Nivaldo Santos, afirmou que ainda hoje pessoas cadeirantes setem dificuldades para entrar em agencia bancárias na cidade,pois geralmente encontram as rampas ocupadas por bicicletas ou com carros estacionados em frente a rampa impedindo o acesso dos cadeirantes.
Participaram da caminhada a APAE de Bacabal, com alunos e professores daquela instituição que apesar do descaso como é tratada pelos gestores públicos municipais, continuam a manter em funcionamento aquela casa que vem prestando grandes serviços às familiais com crianças e adolescentes especiais.
A caminhada terminou em frente ao Armazém Paraíba, loja que colaborou com o evento sedendo um grande carro de som onde se podia ver um Banner da Atriz e escritora Lúcia Correia, falecida há quatro meses vítima de câncer de mama. Lúcia recebeu homenagens durante as falas dos sócios da ASDEBAL e foi representada por seu marido, o professor e jornalista Zezinho Casanova e sua filha Dandara Correia.Prestaram apoio ao evento a Polícia Militar, estudantes e de modo muito especial o Departamento Municipal de Trânsito.O Vereador eleito Rogério Santos esteve presente no evento, mas outras autoridades não compareceram.
O movimento de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida de Bacabal espera que essa manifestação tenha cumprindo seu objetivo de tentar dá maior visibilidade as necessidades de inclusão social em Bacabal.
0 comentários:
Postar um comentário