terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Qual o sentido do Natal? Veja como a data é comemorada em várias religiões



 (NEIDSON MOREIRA/OIMP/D.A.PRESS)
Em São Luís, como em todo Brasil, a maioria da população é católica e comemora o Natal no dia 25 de dezembro. Grande parte das pessoas participa da ceia natalina, trocam presentes e fazem a tradicional brincadeira do amigo-secreto. Mas nem todos os moradores da cidade têm a mesma religião e tradições. Para comunidade judaica eles comemoram a libertação do templo de Jerusalém das mãos dos Romanos, que haviam o transformado num ginásio. Depois de recuperado o templo foi reconsagrado e foi aceso um candelabro de sete braços. O óleo necessário para acender o candelabro só era suficiente para um dia, mas por um milagre ele durou oito dias. Então, no início do mês de dezembro,os judeus comemoram durante oito dias essa festa. 

 (NEIDSON MOREIRA/OIMP/D.A.PRESS)
Já os mulçumanos não celebram o natal apesar de acreditarem na existência de Jesus Cristo. Para os católicos esse é um momento de renovação, segundo explica o arcebispo de São Luís, dom José Belizário da Silva. "A mensagem é sempre a mesma. No entanto eu diria que sendo a mesma ela é renovada por que o tempo que nós vivemos é outro. A mensagem é que sendo Deus um Deus altíssimo, transcendente e que está acima do céu é um Deus que estará sempre conosco. O que nós celebramos neste natal é a presença de Deus em nosso meio na figura de Jesus. O Natal é carregado de muito símbolo e a gente se admira como Ele se faz presente de uma maneira completamente inesperada. Uma criança frágil, humilde e em situações difíceis. Temos então Deus, agindo e se mostrando presente na história", esclarece José Belizário da Silva.

Os espíritas, seguidores da doutrina de Allan Kardec, comemoram o Natal da mesma maneira que os católicos. Existe uma reunião familiar, onde todos trocam presentes e 
 (NEIDSON MOREIRA/OIMP/D.A.PRESS)
relembram o nascimento de Jesus. Quem também reafirma nesse período a importância do nascimento do filho de Deus é um dos seguimentos religiosos que mais crescem no país: os evangélicos. "Todas as vezes que chega final de ano, cria-se a expectativa de se ter um ano novo. Quando a pessoa coloca a vida dela nas mãos de Deus, quando ela procura viver pela fé a tendência é que cada ano seja melhor que o outro. E essa é a mensagem que nós deixamos: confiando em Deus 2013 com certeza, será muito melhor que 2012. E para que isso aconteça é preciso caminhar de mãos dadas com Jesus Cristo, pois sem ele a gente não chega a lugar algum. Só segurando nas mãos de Deus é possível se chegar onde se deseja. Essa é a receita, o caminho para quem quer que 2013 seja um ano abençoado", afirma o Bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Paulo Luís.

A umbanda também proclama a existência do senhor Jesus e celebra esse momento como o nascimento daquele que virá salvar o mundo e proclama a importância da união entre seus seguidores. "Todos os pais de santo precisam de muita força, muita luz e muita harmonia. Nós, da umbanda precisamos estar mais unidos no ano que virá para que sejamos mais fortes. Jesus é aquele que salvará a todos. Então, a minha grande mensagem é a união. Isso para que possamos passar para as outras pessoas que é possível fazermos de 2013 um ano bem melhor que o 2012", pontua a Mãe de Santo, Ubirandira Souza Martins.
FONTE: Borges Junior de O Imparcial

0 comentários:

Postar um comentário