quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Plano Municipal de Cultura será apresentado na próxima semana;;;calma é em São Luis

A Fundação Municipal de Cultura (Func) entregou ao Ministério da Cultura (MinC), na última quinta-feira (06), o Plano de Cultura de São Luís, em um evento realizado na Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador. Dentre as vinte capitais e regiões metropolitanas que participaram do encontro, a equipe de São Luís recebeu apreciações positivas dos representantes do MinC/Ufba, sendo qualificada como segundo melhor Plano de Cultura apresentado.

O produto final é referente a um ano de trabalho e mais de setenta reuniões temáticas realizadas com os diversos segmentos que compõem a cultura da cidade. Esse documento deverá ser apresentado à sociedade civil e vereadores, em sessão na Câmara, na terça (18) ou quarta-feira (19) da próxima semana, aguardando somente a confirmação do órgão legislativo.
Em ofício, o secretário de Articulação Institucional do MinC, João Roberto Costa do Nascimento (Roberto Peixe), parabeniza o trabalho desenvolvido em São Luís e destaca a importância da elaboração e conclusão do Plano para a cidade.

Termo de Cooperação
Com o objetivo de apoiar a elaboração dos Planos Municipais de Cultura, o MinC assinou o Termo de Compromisso e Assistência Técnica com a Prefeitura de São Luís e com a Ufba, no mês março deste ano. E, no mesmo mês, o projeto de elaboração do Plano foi lançado pela Prefeitura de São Luís em cerimônia no Palácio La Ravardiére, com a presença e o apoio de representantes de diversos segmentos culturais da cidade.
Plano de Cultura
O Plano Municipal de Cultura de São Luís está previsto na Lei Orgânica do Município. Com a sua elaboração, deverá contribuir para o fortalecimento de todos os elementos constituintes do Sistema Municipal de Cultura. A proposta é torná-lo um documento norteador da Política Pública de Cultura e encaminhá-lo para votação na Câmara de Vereadores, sugerindo transformá-lo em Lei Municipal.
A Func foi o órgão responsável pelo comando do processo de construção do Plano e contou com a colaboração de uma equipe de técnicos do órgão, membros do Conselho Municipal de Cultura, além de consultores técnicos da Ufba, todos sob o comando da coordenadora geral e assessora técnica da Func, Graça Souza.
A metodologia de construção utilizou documentos norteadores da política cultural da cidade – relatório e propostas de três conferências municipais, e de seis fóruns municipais de cultura – e do Plano Nacional de Cultura (previsto na Constituição Federal, com a emenda 48, em 2005 e instituído pela Lei Federal 12.343 de 02/12/2010), além de todo material discutido e coletado nos Seminários Temáticos.
FONTE:  Divulgação/Func

0 comentários:

Postar um comentário