sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Começa nesta sexta Festival de Música em Pinheiro


Terá início, nesta sexta-feira (21), o 23º Festival de Música Popular (Fesmap), na Praça José Sarney, município de Pinheiro, na Baixada Maranhense. Organizado pela Fundação Cultural Pinheirense (FCP), o evento, este ano, presta homenagem a João do Vale. Até domingo (23) serão apresentadas 24 composições, inéditas. O governo do Estado participa como patrocinador por meio da Lei de Incentivo à Cultura
Presentes na festa, que promete movimentar a cidade, cantores, compositores, jornalistas e poetas. O tema do festival, este ano, é "Canta meu Nordeste - Tributo a João do Vale", reverência a um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira, que nasceu no município maranhense de Pedreiras. As homenagens ao poeta, compositor e cantor serão feitas por meio de vídeos, textos e apresentações musicais.
A Orquestra Sinfônica Big Band, da Escola de Música Lilah Lisboa, de São Luís, vai fazer a abertura do festival. No segundo dia (22), haverá show de MPB com a cantora paraense Sônia Duarte. E no domingo (23) será a entrega da premiação no valor de R$ 20 mil e showcom cantores de Pedreiras, incluindo o músico Paulo Pirata, com o título: "Da golada pro Brasil" em honra de João do Vale.
Mais informações sobre o festival pelo site http://fesmapfcp.com/, pelo e-mailfesmap@hotmail.com ou pelos telefones (98) 8813-5998 / 8163-9260/ 8712 4228.
Sobre João do Vale


João Batista Vale nasceu em Pedreiras, no Maranhão, em 11 de outubro de 1933. Quinto filho de oitos irmãos, ele ajudava a família vendendo balas e doces feitos pela mãe. Frequentou a escola até o terceiro ano primário, quando teve de interromper os estudos - não para trabalhar, mas para ceder lugar para um filho de um coletor recém nomeado para trabalhar em Pedreiras. Fez músicas interpretadas por cantores de renome nacional.
Ao completar 60 anos, em 1993, João foi lembrado com um show em São Luís. Uma semana depois, apareceu de surpresa em show de Chico Buarque no Canecão no Rio. Naquele mesmo fim de ano, Chico Buarque começou a pensar no projeto de um disco-tributo para João do Vale, com venda a ser revertida para o artista e sua família.
O disco começou a ser gravado, pela BMG - Ariola, em 1994 e tinha direção do artista Chico Buarque, Fagner e Sergio de Carvalho e participação de artistas consagrados interpretando composições de João do vale. Disco tributo João Batista Vale recebeu, em 1995, Prêmio Sharp de melhor disco de música regional.
Por causa de várias complicações no seu estado de saúde, João do Vale morreu no dia 6 de dezembro de 1996, sendo enterrado no modesto cemitério São José, de Pedreiras, em cortejo com a presença de 5 mil pessoas.
As informações são da Secom

0 comentários:

Postar um comentário