sábado, 27 de agosto de 2016

Um encontro entre o jornalismo e a literatura


IMG-20160825-WA0004

O grupo JornalistasRJ anuncia o 14º encontro do Reinventar, que será realizado no dia 31 de agsoto (quarta-feira), das 9 às 13h com o tema Jornalistas−escritores – da auto-publicação aos novos negócios literários. (credenciamento e cafezinho com network a partir das 8h30) o encontro acontecerá no auditório da ABI, localizada na Rua Araújo Porto Alegre 71- Edifício Hebert Moses, 7º andar – Centro).

As inscrições são gratuitas e limitadas (levar contribuição para o café compartilhado e leite em pó para o projeto Repórteres do Bem).

Público-alvo: Jornalistas e demais profissionais de Comunicação (prioridade a integrantes dos grupos Reinventar e JORNALISTASRJ)

DOMINGOS MEIRELLES – presidente da ABI desde 2014, o jornalista carioca ingressou na carreira em 1965 como estagiário do jornal Última Hora, após dois anos trabalhando como vendedor de máquinas de escrever. Passou pela Editora Abril, as revistas Capricho, Cláudia, Quatro Rodas e Realidade. E depois pelas redações de O Jornal, O Globo, Jornal da Tarde e O Estado de S. Paulo. Em novembro de 1985, entrou para a Rede Globo de Televisão como repórter especial, onde realizou dezenas de trabalhos em toda a América Latina para o Fantástico, Jornal Nacional e Globo Repórter. Foi para o SBT em 1996, retornando à Rede Globo em 2000, e durante sete anos foi o apresentador do programa Linha Direta. Desde 2014, está na Rede Record onde apresenta o Repórter Record Investigação. Recebeu mais de 30 prêmios, e é autor das obras: “Repórteres (obra coletiva)”, “As Noites das Grandes Fogueiras. Uma História da Coluna Prestes (Prêmio Jabuti/Melhor Reportagem de 1996)”, 1930. “Os Órfãos da Revolução”. “As Guerras do Gaúchos: A História dos conflitos ” (obra coletiva)”, que recebeu o Prêmio Especial de Literatura Açorianos de 2009.

Trabalha atualmente em três projetos simultâneos: um livro sobre o making of das suas principais reportagens, outro sobre o levante da Força Pública de São Paulo, em 1924, e o terceiro sobre a máquina de guerra construída pelos paulistas durante a Revolução Constitucionalista de 1932.

LUIZE VALENTE – Carioca, escritora, documentarista e jornalista, com mais de 20 anos de experiência em televisão, tendo trabalhado nas tevês Globo, Bandeirantes, GNT e GloboNews. É autora, com Elaine Eiger, do livro Israel Rotas e Raízes (2000) e dos documentários Caminhos da Memória – A Trajetória dos Judeus em Portugal (2002) e A Estrela Oculta do Sertão (2005) , prêmio de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema Judaico de SP. Ambos exibidos pelo Canal Brasil. Estreou na literatura com o romance O Segredo do Oratório (ed.Record/2012), na 4a edição em 2015. Foi lançado na Holanda em 2013. Neste mesmo ano foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, categoria autor estreante. O novo romance Uma praça em Antuérpia (ed. Record/2015) foi lançado em abril, no Brasil e, em setembro do mesmo ano, em Portugal.Também em 2015 escreveu a peça O mundo indecifrável , sua estreia na dramaturgia, em fase de produção. Agora prepara um novo romance Sonata em Auschwitz para ser lançado em 2017, também pela editora Record.

TANIA CARVALHO – Jornalista desde os anos 70 do século passado. Trabalhou em diversas publicações, como as revistas Cláudia e Criativa, foi da divulgação da Rede Globo nos tempos do famoso e falecido Boletim de Programação e há 13 anos está no mercado editorial, tendo publicado cerca de 20 livros e mais uma dezena como ghost writer, atividade a que se dedica full time atualmente.

BEATRIZ COELHO – Foi jornalista por 40 anos (1973/2013), a maior parte do tempo como repórter e/ou roteirista de televisão. Desde 2009, lançou cinco livros: “Palácio das Laranjeiras”, “Wagner Tiso Som Imagem Ação”, “Cecine: o Ensino de Ciências no Nordeste”, (com Ascendino Silva e Liacir dos Santos Lucena), “E ela nunca me deixou ir embora” e “Negros e Judeus na Praça Onze”. É autora do Guia de Visitação ao Museu Nacional/UFRJ (Museu da Quinta da Boa Vista), que está no site da instituição. Vive em Juiz de Fora, onde formou-se em 1975, pela UFJF

LUCIANA CASTRO – Carioca, 42 anos, escorpiana, casada, mãe de Giovanna de 14 anos. Jornalista, bailarina clássica, trabalhou como repórter esportiva durante 10 anos. Em 2013, decidiu dedicar-se à carreira de escritora. Desde então, escreveu para a editora Chiado, uma das maiores da Europa. Em 2016, lança seu primeiro suspense, inspirado em fatos reais, passando a escrever para uma editora brasileira. Sua escrita é marcada pela intensidade de suas tramas, sempre com cenários e fatos reais.

IMPORTANTE: É necessário confirmar presença no mural do evento na página do Reinventar JornalistasRJ e preencher este formulário. Somente cadastrados receberão confirmação da organização do evento por e-mail que será enviado na véspera.

***Evento gratuito. Realização Rede Reinventar JornalistasRJ com apoio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Jornalistas & cia.a
FONTE: ABI

0 comentários:

Postar um comentário