sexta-feira, 26 de agosto de 2016

13 documentários no YouTube para conhecer os artistas do Maranhão

Quantos artistas do Maranhão você conhece? (Não vale dizer Alcione Morrom - aquela maravilhosa). Tô falando dos artistas plásticos que estão em plena atividade no estado. Quem tá um pouco distante acaba ficando sem acesso, né? Mas isso vai mudar graças à internet! (Embora viajar até São Luís e visitar o acervo desses artistas seja bastante tentador).

Pois é, a novidade é que já estão disponíveis no YouTube os vídeos da primeira etapa do projeto Arte Maranhão, que tem a missão de resgatar a trajetória de 39 artistas do estado, em documentários de média metragem. Todos com direção de Beto Matuck.

O projeto foi idealizado pelo Museu da Memória Audiovisual do Maranhão (MAVAM) e lançado oficialmente no último dia 15 de julho, junto à uma exposição na Galeria Trapiche (Av. Sen. Vitórino Freire, Centro - São Luís-MA), com obras dos 13 artistas que participam dessa primeira fase do projeto. Até o fim do ano, mais 13 documentários serão lançados e a terceira e última fase estará disponível ao público em 2017.


Tita do Rêgo Silva é xilogravurista e já apareceu por aqui no Pigmum. Seu trabalho é cheio de cores e inspirado na fauna, na flora e nas lendas de sua terra

Essa série documental é uma importante contribuição à memória artística e cultural do Maranhão. Uma iniciativa que tem tudo para permanecer por muitas décadas como fonte de pesquisa sobre os artistas do nosso tempo. 

Já a exposição na Galeria Trapiche infelizmente se encerra nesta sexta-feira, 26 de agosto. =( 


Dila é uma referência internacional em trabalhos naïf, com obras espalhas em vários países


As lendas e as festas populares são a fonte de inspiração de Ciro Falcão

Agora quando alguém lhe perguntar quantos artistas do Maranhão você conhece, não haverá mais desculpas para não mencionar nomes como Airton Marinho, Ciro Falcão, Cláudio Costa e Dila. Então chega de papo e aperta o play:



fonte: Pigmum























0 comentários:

Postar um comentário