domingo, 21 de agosto de 2016

Em casa, Brasil atropela Itália e volta a ser campeão olímpico após 12 anos


De 12 em 12 anos. Parece ser essa a conta certeira para que o Brasil brilhe no vôlei masculino nos Jogos Olímpicos. Depois de conquistar o ouro inédito em Barcelona-1992, a seleção brasileira foi bicampeã em Atenas-2004 e, neste domingo, superou os dois últimos vice-campeonatos para subir no lugar mais alto do pódio pela terceira vez na Olimpíada Rio-2016. A vítima da vez foi a Itália, que acabou derrotada por 3 sets a 0, com parciais de 25-22, 28-26 e 26-24.

O terceiro set foi equilibrado até os pontos finais. Até o desafio foi importante para manter os times colados no placar. A decisão veio das mãos de Lipe, que subiu no tempo perfeito para cravar um bloqueio no chão e garantir a medalha de ouro ao Brasil.

Além de uma conquista olímpica, o título tira um peso da seleção que vinha se acostumando com vice-campeonatos. Desde o Mundial de 2010, o time de Bernardinho não era campeão em quadra, com direito a segundo lugar em diversas competições, incluindo os Jogos de Londres, em 2012.

A derrota há quatro anos foi recheada de emoção e terminou com os jogadores chorando em quadra. O Brasil perdeu de virada contra a Rússia depois de abrir 2 a 0 na partida. A volta do Brasil ao lugar mais alto do foi contra o mesmo adversário da última conquista, a Itália. Em 2004, no entanto, a vitória foi por 3 a 1.

Confira as melhores imagens da final do vôlei entre Brasil e Itália


Saque decisivo


Lipe foi um dos melhores sacadores do Brasil na partidaimagem: REUTERS/Yves Herman



Um dos principais problemas do Brasil no começo da competição foi o saque. Bernardinho sempre falava na necessidade de quebrar o passe, principalmente de times que atacavam rápido e com força. No primeiro set deste domingo, Lipe, Wallace, Lucarelli, Lucão e Maurício Souza conseguiram pontuar e dar vantagem no placar aos brasileiros. Enquanto isso, os italianos conhecidos por seu saque poderoso desperdiçaram muitas oportunidades, inclusive o último ponto da parcial.

A vantagem estava com os italianos no segundo set também. O Brasil só foi passar à frente quando Lipe acertou uma boa sequência de saque, com direito a um ace. Mesmo assim, os italianos, muito no jogo de Zaytsev, pressionaram até o fim. Foi um ponto de saque que decidiu o set.
Joga no Wallace que é ponto


Wallace foi um dos principais pontuadores do Brasil na partidaimagem: AFP PHOTO / Juan Mabromata



O oposto justificou toda a competição acima da média que fez e virou a maioria das bolas para o Brasil. Saiu como maior pontuador do time. Foram 19 pontos ao fim do jogo, o que o deixou como o melhor atacante dos Jogos Olímpicos.
Lesões


Lucarelli é tido como um dos novos líderes da seleção brasileiraimagem: REUTERS/Yves Herman



Lucarelli, tido como novo líder a partir de 2017 por Bernardinho, jogou a partida com dores na coxa e uma proteção. Ele sofreu uma lesão ainda nas quartas e mesmo assim foi para os jogos. Com dificuldade, ele atacou o menos do que o normal no jogo. Lipe, que tinha problema nas costas, foi mais utilizado ofensivamente.
Freguesia


Zaytsev lamenta um dos vários erros da seleção italiana no primeiro setimagem: AP Photo/Jeff Roberson



Essa partida foi a 10ª entre brasileiros e italianos em Jogos Olímpicos. Antes disso, o Brasil havia vencido oito confrontos contra apenas um da Itália, justamente na primeira fase da Olimpíada.
Torcida estrelada


Neymar faz festa com Thiaguinho durante final do vôlei masculino na Rio-2016imagem: AFP PHOTO / Johannes EISELE


Não faltaram famosos na torcida brasileira no Maracanãzinho. O time contou com a presença das atrizes Bruna Marquezine e Bianca Rinaldi, do cantor Thiaguinho, do apresentador Luciano Huck e do jogador Neymar.
FONTE:Guilherme Costa, Gustavo Franceschini e Leandro Carneiro
do UOL, no Rio de Janeiro

0 comentários:

Postar um comentário