domingo, 1 de maio de 2011

ENQUENTE DO DIÁRIO DO MEARIM SOBRE SUCESSÃO MUNICIPAL AQUECE CORRIDA RUMO AO PALÁCIO DAS BACABAS


Por Zezinho Casanova

O blog Diário do Mearim com o objetivo de contribuir no debater sobre as proximas eleições em Bacabal lançou uma timida enquete sobre os futuros prefeituráveis, para nossa supresa a enquente teve grande repercussão na cidade e região do Mearim, no entanto queremos aqui afirmar que a mesma não tem critério científico pois foi feita num suporte de mídia em que nem todos eleitores tem acesso, além de que a máquina pode de alguma forma errar nos calculos dos percentuais, portanto a mesma não deve ser interpretada como uma referencia para tomadas de decisões politicas, mas com um retrato 3X4 em preto e branco da nosso presente momento político.
A Direção do Blog não tinha conehcimento dos nomes de todos os possiveis pré-candidatos a prefeito de Bacabal, por isso por  se tratarem de pessoas publicas e pelo prisma da liberdade de imprensa relacionamos oito nomes que estavam sendo cogitados nos "senadinhos", lugares folclóricos da politica bacabalense espalhados por toda a cidade. Segue abaixo os resultados.
  1. Liduína Tavares - 42%
  2. Dr. Júnior - 25%
  3. Taugi Lago - 6%
  4. .Zé Vieira - 6%
  5. Reinado Companheiro - 6%
  6. Nonato chaves - 5%
  7. Bento Vieira 5%
  8. Zé Alberto 2% 
  9. Outros 3%
A grande novidade foi a preferencia dos internautas pela Vereadora Liduína Tavares que aparece na enquete com o percentual de 42% de preferencia, o que causou um zum-zum no meio poltica, será que ela é candidata? A vereadora apesar de ser e atuar na câmara como uma integrante da "situação" é vista por pessoas proximas á gestão como de oposição, já chegaram a afirmar que a mesma faz "oposição dentro da situação", o fato é que Líduína Tavares vem se destacando com indepencia e responsabilidade, uma legítima representante do povo de Bacabal na Câmara Municipal.
Dr. Júnior do Saae atingiu o percentual de 25%, talvez esse resultado seja fruta de articulação de pessoas mais proximas a ele, hoje Dr. Júnior que não tem forte tradição poltica , é tecnico, mas é nome mais leve do grupo do prefeito Lisboa e tem pretenções de chegar à prefeitura de Bacabal com gestor principal. Taugi Lago, Zé Vieira e Reinaldo Companheiro empataram em terceiro lugar com 6% de intençoes de votos dos internautas, Taugi continua sendo o grande nome do grupo do Senador João Alberto á prefeitura de Bacabal, o seu grupo espera que sua candidatura torme corpo, mas depois da aliança com o Prefeito Lisboa "Para o Bem de Bacabal" politicamente seu nome perdeu força poltica, mas a mesma ainda tem uma gama de leitores apaixonados. Com relação a Zé Vieira todo mundo sabe que ele tem muito mais do que 6% de preferencia, sua votação nunca caiu em Bacabal, é candidato forte e que pode derrotar o grupo do prefeito Lisboa, no entanto ultimamente o mesmo vem mudando o discurso e de psotura com relação ao grupo do Prefeito lisboa, já se fala numa provável aliança o que tem deixado muita tente do seu grupo insatisfeito. Reinaldo Companheiro é o nome do PT, mas seu partido não tem ainda expressão política no municipio, vem sofrendo violencias internas por parte de diretorios estadual e nacional, dividiu-se nas nas eleições para Prefeito e para governo estadual, isso enfraquece os laços ideologicos da militancia, seu nome é novo, mas falta força agrutinadora, que pode ser construída com o tempo.
Outro nome tradicional de nossa poltica é Dr. Bento Vieira, advogado de Sucesso que sempre faz análise da realidade de Bacabal em programas de televisão, ainda não conseguiu se firmar como um nome forte na política , mas é respeito por toda a sociedade e teve 5% de preferencia dos internautas., quem também aaprrece com 5% de intenções de votos é o engenheiro Nonato Chaves. que vem se destacando como secretário de obras no Governo Lisboa, muito conhecido e querido na cidade Nonato chaves  não vem encontrando espaço dentro do grande grupo politico do governos pra  sustentar sua candidtura, vem relaizando reuniões em comunidades onde vem sendo bem recebido , sua candidatura poderá crescer , mas não será tão fácil, já o Senhor Alberto Filho  já afirmou que quer ser Prefeito de Bacabal, o mesmo já conseguiu eleger através do poder econômico por diversas veses sua Irmã Doralice Veloso como Vereadora, preparou o filho e o elegeu Vereador e agora Deputado Federal, o mesmo tem influência bastante par ser o candidato do grupo ligado ao Senador João Alberto. Entedemos que está cedo demais para chegarmos a qualquer conclusão, o debate está só começando e a presente enquete voltará a ser feita no mes de maio com a inclusão de diversos outros nomes.Não deixe de participar desse debate.

7 comentários:

  1. que destaque tem o senhor nonato chaves na cidadde de bacabal como secretario de obras se a cidade inteira esta coberta de buracos rua intrafegaveis e cheias de lixos.....acho que vc deve estar equivocado.

    ResponderExcluir
  2. pra que colocar ze vieira na enquete se nem candidato ele pode ser...a lei da ficha limpa foi aprovada e ele ficha sujaaaaa por favor procure se informar das leis,nos nao vamos deixar ele ser candidato aqui em bacabal a lei vai ser cumprida.vamos nos mobilizar.

    ResponderExcluir
  3. acho que devemos colocar um nome novo em bacabal e Liduina esta crescendo pelo seu trabalho no municipio e mesmo sendo da situaçao nao aceita as irregularidades do prefeito como os outros vereadores que simplesmente dizem amem.vejo o nome da vereadora como uma mudança na nossa historia politica e um beneficio pra cidade,pois ja temos uma mulher na presidencia uma no governo e agora e a vez de uma mulher emm bacabal

    ResponderExcluir
  4. caro amigo quando se faz uma enquete apenas se mostra os resutados e nao justifica os resultados, portanto, seja imparcial na sua proxima enquete

    ResponderExcluir
  5. Prezados
    Acho que o site atingiu seus objetivos ao despertar o debate nos senhores, gostei de todos os comentários e informa que foram diretamente publicados sem moderação, levarei em consideração o que todos disseram em seu comentários, quanto ao fato de ter feito matéria não foi para justificar nada, foi apenas para mostrar que os responsáveis do diário do Mearim não são tão leigos nos assunto, se os senhores acham que isso é não ser imparcial, é logico que será levado em conta nas proximas enquetes.
    Um abraço de amigo, irmão e companheiro

    Zezinho Casanova

    ResponderExcluir
  6. a taugi se acabou quando se uniu a Lisboa e mais ainda quando ficou junto a ele diante de todas as irregulariidades que ele em cometendo em bacabal,o que e taugi tem medo de ser oposiçao...cade o cmpromisso que vc tem com bacabal ou isso e so medo de perder a secretaria de educaçao....se vc tivesse compromisso com essa cidade ja tinha rompido com Lisboa pois ele traiu vc ao aprsentar o nome do Junior que nunca fez nada por bacabal pra ser pre candidato...quanto a vc taugi que esta com a educaçao mas nunca valorizou ps professores seus secretarios nunca lutaram pelo bem da educaçao,por seu secretario nao cobrar do prefeito o pagamento do piso salarial que e lei,faça cumprir a LEI VICE PREFEITA.

    ResponderExcluir
  7. Caro Casanova,realmente a sua pesquisa mostra a realidade da política bacabalense. Nós, que vivemos o cotidiano político, percebemos o quanto o povo está desacreditado em Lisboa, Taugi e Zé Vieira, devido a tudo o que vem acontecendo. Sinceramente, já fui eleitor de Taugi e Zé Vieira, mas depois das alianças dos mesmos com Lisboa, não voto neles nunca mais. Agora, voto em quem tem se mostrado preocupada com a cidade de Bacabal. Liduína, que mesmo estando na situação, realmente faz oposição dentro da situação. Durante a greve dos professores, ela mantém-se do lado da sua classe de professores, e não deu lugar às pressões que vem sofrendo por parte de Lisboa e cia. Vamos, Bacabal, mudar a nossa história, pois todos os outros nomes que estão aí, são farinha do mesmo saco, e levam a Bacabal a um mesmo lugar: o abismo!

    ResponderExcluir