segunda-feira, 16 de maio de 2011

Cientistas desenvolvem teste que pode determinar tempo de vida que resta

Um teste de DNA que aponta o quanto uma pessoa irá viver estará à venda ainda neste ano na Grã-Bretanha. O preço será em torno de 435 libras, cerca de R$ 1.150. O experimento é baseado em uma análise do comprimento dos telômeros de cada pessoa - estruturas nas extremidades dos cromossomos e vai oferecer a possibilidade sedutora de estimar o tempo de vida que cada pessoa ainda tem. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.

Foto: Reprodução do site 'Daily Mail'
Exame poderá ser comprado na farmácia e deve custar de torno de 435 libras, cerca de R$ 1.150 | Foto: Reprodução do site 'Daily Mail'
Críticos alegam que a nova tecnologia abrirá uma "caixa de Pandora", pois empresas de seguro podem demandar a realização do teste antes de fechar algum contrato. Entretanto, os cientistas dizem que o teste pode fornecer informações vitais de desordens relativas à idade, doenças cardiovasculares até Alzheimer e câncer.

De acordo com os ciêntistas cada pessoa será capaz de identificar sua "idade biológica" pelo comprimento dos telômeros. Os pesquisadores acreditam que os telômeros são um importante indicador da velocidade com que uma pessoa está envelhecendo, e vários estudos têm indicado que as pessoas com telômeros mais curtos do que o normal normalmente morrem mais jovens do que aquelas com telômeros maiores.

Porém, o teste não pode prever o exato número de meses e anos que uma pessoa ainda tem de vida, já que a genética não é o único fator determinante na morte de uma pessoa. Os cientistas acreditam que a nova tecnologia vai se generalizar dentro dos próximos 5 ou 10 anos.
fonte: o Dia

0 comentários:

Postar um comentário