terça-feira, 17 de maio de 2011

Jovem paraplégico 'anda' em formatura usando exoesqueleto


Foto: Reprodução Internet
Para andar com as pernas biônicas é necessário um andador | Foto: Reprodução Internet
Um estudante paraplégico dos EUA teve a oportunidade de andar em sua formatura graças a um exoesqueleto desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Berkeley, onde ele estudou. Quando Whitney Austin, 22, atravessou o palco para receber seu diploma, milhares de estudantes gritaram e bateram palmas.

As pernas biônicas usadas pelo estudante funcionam com um controle em um andador.

Whitney ficou paraplégico após um acidente de carro em 2007. Na ocasião, ele consumiu bebidas alcoólicas e assumiu a direção do veículo.  Seu melhor amigo, que também estava no carro quase morreu e Whitney quebrou a coluna ficou paraplégico.

Após entrar para a universidade, Whitney passou a dar palestras para estudantes sobre os perigos de beber e dirigir. Em entrevista a BBC, o jovem relatou que espera que o sucesso da caminhada em sua formatura dê esperanças a outros paraplégicos.

A pesquisa que desenvolveu o exoesqueleto biônico foi financiada pela Defense Advanced Research Projects Agency e foi originalmente concebida para ajudar os soldados e médicos que utilizam mochilas pesadas no campo de batalha.
Foto: Reprodução do site 'Daily Mail'
Whitney examina o equipamento antes de expetimenta-lo | Foto: Reprodução Internet
O exoesqueleto ainda têm suas limitações, apesar dos avanços nos chips de computador e desenvolvimento de baterias mais potentes. Ainda não é possível a andar para trás ou subir escadas. Muitos estudantes da Uiversdade de Berkeley descreveram o evento como "surreal" e compararam a realização com a uma roupa de Homem de Ferro.
 Veja o vídeo de Whitney 'andando' durante a formatura
FONTE: O Dia

0 comentários:

Postar um comentário