Diário do Mearim Cidadania

Diário do Mearim Cidadania

sábado, 21 de maio de 2011

Confira dicas para evitar roubos de senhas e perfis

FONTE: Rede Globo
Foto: Reprodução TV Globo

imirante.com
Já ouviu falar em roubo de perfis de redes sócias, e-mails e serviços de mensagem instantânea? Não? Mas isso existe e é mais comum do que você imagina. De acordo com uma pesquisa realizada pela ONG Safernet com alunos do Rio de Janeiro, 24% já tiveram dados como senhas de e-mail e perfis de redes sociais "roubados".
“É muito importante buscar informações. Quase 30% dos adolescentes usuários de internet nunca procuraram como proteger de hackers ou de vírus”, afirma Rodrigo Nejim, diretor de Prevenção da Safernet.
Quer proteger suas informações na internet? Fique ligado então nessas dicas do especialista:
- É importante trocar as senhas de e-mail e perfis de redes sociais a cada três meses. A senha deve ser difícil de ser descoberta, misturando números e letras.
- Nunca compartilhe suas senhas com amigos. Você nunca sabe se a amizade pode acabar de uma hora para outra ou se ele vai comentar com mais alguém.
- Evite gravar as senhas e login no computador.
- Lembre sempre de clicar em "sair" antes de fechar as páginas e os programas.
Sempre leia com atenção as mensagens mostradas pelo navegador. Elas podem ajudar a identificar um programa malicioso ou um site falso.
- Use o bloqueio de pop-up em seu navegador.
- Quando digitar um endereço, confirme se o que está na tela é exatamente o que procurava.
- Atenção com transações financeiras via internet. Quando fizer, confira se aparece o desenho de um “cadeado fechado” no rodapé da página e se o endereço começa com https:// (que significa conexão segura) em vez de http://.
- Não aceite nem abra e-mails de desconhecidos! Simplesmente apague sem ler.
- Jamais abra arquivos que terminem com: PIF, SCR, BAT, VBS. E tenha uma atenção especial com os EXE e COM.
- Não abra arquivos anexos compactados (por exemplo, com extensão .ZIP) de remetente desconhecido.
Mantenha o anti-vírus do seu computador sempre atualizado e use os filtros anti-spam do e-mail.
- Cuidado com os e-mails falsos de bancos, lojas e cartões de crédito. Jamais acredite em pedidos de pagamento, correção de senhas ou solicitação de qualquer dado pessoal por e-mail. Comunique-se por telefone com a instituição que supostamente enviou o e-mail.
- Este tipo de crime está chegando rapidamente aos celulares, mp3 players e até às TVs! Ou seja, todos aparelhos que estejam conectados à Internet. Tome cuidado e proteja-se!

0 comentários:

Postar um comentário