domingo, 22 de maio de 2011

Astronautas concluem manutenção em ônibus espacial

 

Reuters/Nasa 
Reuters/Nasa
Astronautas fazem manutenção em robô espacial na última missão da nave Endeavour
Os tripulantes do ônibus espacial Endeavour, que está na ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês), concluiram neste domingo (22) a segunda caminhada espacial da missão, que começou na quarta-feira (18).

A Nasa (agência espacial americana), informou hoje que os astronautas Drew Feustel e Mike Fincke terminaram demoraram sete horas e meia para terminar os trabalhos de manuteção, uma hora a mais do que estava previsto.
Os astronautas preencheram com amoníaco os canos de refrigeração do complexo orbital e lubrificar os braços do robô Dextre, que ajuda os astronautas em empreitadas no espaço aberto. Além de lubrificar seus rotores, os astronautas limparam as câmeras acopladas ao robô.

Esta missão é de grande importância para garantir o bom funcionamento de Dextre, um robô de dois braços criado no Canadá. Instalado em 2008, Dextre permitiu execução de trabalhos fora da nave Endeavour sem a necessidade de os astronautas deixarem a estação.

A última missão da caminhada espacial, dirigida do interior do complexo pelo especialista Greg Chamitoff, foi instalar duas grandes vigas que servirão como ponto de ancoragem no futuro em caso de precisarem retirar ou substituir os radiadores externos.

Durante a missão de 16 dias, os astronautas do Endeavour têm previstos quatro dias de trabalho fora do complexo orbital. O primeiro foi na sexta-feira (20). O segundo neste domingo e os dois seguintes ocorrerão nesta quarta e sexta-feira.

A nave Endeavour deixará a plataforma espacial em 30 de maio, dando início ao retorno à Terra. Após o retorno, a nave não será mais usada e será exibida em um museu de Los Angeles, nos Estados Unidos. A Endeavour foi construída depois do desastre da nave Challenger, que explodiu após o lançamento em janeiro de 1986, uma catástrofe que matou sete astronautas.
fonte: Efe

0 comentários:

Postar um comentário