quarta-feira, 21 de setembro de 2011

VIII Conferência Estadual de Saúde acontecerá em outubro em São Luís


imagem ilustrativa
A VIII Conferência Estadual de Saúde será realizada nos dias 5 e 6 de outubro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. O encontro, que será aberto pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, reunirá servidores da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), representantes dos governos municipais e da sociedade civil.
O tema será “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”. A secretária executiva do Conselho Estadual de Saúde (CES), Isabel Mirim Macêdo, explicou que foram realizadas mobilizações em mais de 200 municípios. “A expectativa é que tenhamos uma conferência participativa e engajada nas propostas de fortalecimento do SUS”.
As conferências municipais estão acontecendo desde o mês de maio e reúnem gestores, trabalhadores de saúde e pessoas da sociedade civil organizada. “O secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, determinou que fizéssemos todas as conferências municipais para escolha dos delegados que participarão da grande mobilização que acontecerá em São Luís para traçar propostas de melhorias para a saúde do nosso estado”, informou a secretária executiva.
Nas conferências municipais são discutidos temas propostas pelo Conselho Nacional de Saúde, tais como “Todos usam o SUS na dignidade social” e “Política pública – patrimônio do povo brasileiro”.
Programação
Durante a Conferência Estadual serão elaboradas e aprovadas propostas a partir das discussões dos eixos temáticos determinados. Também serão eleitos os delegados para a 14ª Conferência Nacional de Saúde.
No primeiro dia serão discutidos temas como “O acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS” e “Política de saúde na seguridade segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade”. Na sexta-feira (6), serão discutidos assuntos relacionados à participação da comunidade no controle social e gestão do SUS.
FONTE: ASCOM/GOV. MA

0 comentários:

Postar um comentário