O deputado Bira do Pindaré (PT) alertou os outros parlamentares
sobre os resultados do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e o caso
da educação pública no Maranhão. Inicialmente Bira elogiou o Jornal
Pequeno, pela publicação de uma matéria especial sobre o Enem, e
lamentou a posição do Maranhão no Exame.
“Somos o último lugar
em qualidade do ensino médio do país. Como se não bastasse 20% da
população que não sabe nem ler e nem escrever, metade que não consegue
chegar nem a encerrar o ensino fundamental, mais da metade não consegue
concluir o ensino médio e quem consegue concluir o ensino médio tem as
piores notas do Brasil, e, naturalmente, que isso não é culpa e não é
responsabilidade nem do estudante, nem dos professores”, disse o
deputado.
Segundo o petista, esse é um problema que deve ser
resolvido pelo sistema de ensino maranhense, com replanejamento, que é
de responsabilidade da Secretaria de Educação. O deputado destacou a
audiência pública que tratou do planejamento de educação, afirmando
esperar que o Plano Plurianual aponte uma direção positiva para que se
enfrente a situação da educação no Maranhão. “Quando critiquei a
iniciativa do governo que diz respeito à profissionalização dos
maranhenses, fiz uma observação construtiva, pois antes de pensar na
profissionalização temos que pensar na escolaridade. A
profissionalização deve vir acompanhada da escolaridade”, esclareceu
Bira.
Conforme o parlamentar essa é a experiência que tem
respondido positivamente no Brasil, através dos IFMAs, associando
escolaridade com profissionalização e a valorização dos professores e
profissionais da educação. A situação dos professores já foi resolvida
no Supremo Tribunal Federal, cabe ao governo do estado reconhecer a
importância da classe trabalhadora e cumprir o acordo.
“O
principal vetor para a consolidação e o desenvolvimento da educação no
Maranhão, sem dúvida nenhuma, é a pessoa humana, é o profissional, é o
professor, são os técnicos, portanto, são esses que precisam ser
valorizados. Então, há um enorme debate para se fazer. O que se
queremos é que esses indicadores nos auxiliem a encontrar soluções para
os problemas que nós temos, pois não podemos esconder o sol com a
peneira”, pontuou ele.
Para o deputado um dos passos para
resolver o problema da educação no Estado é reconhecer que ele existe.
Pois, os estudantes e professores sofrem muito, não só com os
resultados do Enem, mas com o desenrolar da educação pública no
Maranhão, que acaba resultando nos índices de educação. “A dificuldade
do governo em implantar um sistema eficiente é a causa deste resultado
triste e desastroso”, finalizou.
FONTE: JP
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