quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Sinproesemma esclarece negociações com o governo

POR JULLY CAMILO, JP

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Maranhão (Sinproesemma), Júlio Pinheiro, esclareceu, em entrevista concedida hoje (21) ao Jornal Pequeno, como está o andamento das negociações com o governo estadual sobre o reajuste salarial. De acordo com o sindicato, a proposta apresentada pelo governo na terça-feira (20) – 20%, sendo 10% aplicados a partir de outubro – ainda não foi aprovada nem apresentada aos professores e demais trabalhadores da Educação. O Sinproesemma informou que só convocará as assembléias locais e regionais para tratar sobre o assunto depois que a pauta de negociações for totalmente fechada, com valores e prazos publicados oficialmente pela governadora Roseana Sarney (PMDB).
Para Júlio Pinheiro, o governo estadual tem pressa em negociar com a categoria porque uma decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) determinou um prazo 30 dias para que piso salarial da classe fosse colocado em prática. O prazo termina no próximo sábado (24).
Foto: G. Ferreira
Júlio Pinheiro e Júlio Guterres, do Sinproesemma: estado de greve
“Estamos em estado de greve. Uma das condições para acabarmos com a recente paralisação, que durou 78 dias, foi justamente a aplicação do piso salarial e o encaminhamento do nosso Estatuto para a Assembleia Legislativa no prazo de até 60 dias. Cobraremos o cumprimento do acordo”, disse o presidente do Sinproesemma.
Segundo o diretor de Comunicação do sindicato, Júlio Guterres, a categoria possui 25 níveis distintos, mas a proposta do governo aplica o mesmo salário a todas as referências.
No entender de Guterres, a governadora Roseana Sarney, em 2002, “achatou o salário da categoria e está fazendo o mesmo agora”.
“A proposta é que os profissionais encaixados do 1° ao 6° piso passem a ganhar R$ 1.187,08; do 7° ao 13°, 1.234,56; e ao restante, que alcança até a 25ª referência, seria aplicado o percentual de 10% a partir de outubro. Em suma, seria 20% para todos, sendo 10% agora e os outros 10% sem data definida pelo governo. Isso nós não vamos aceitar. Queremos que o governo e a Secretaria de Educação se posicionem com prazos definitivos e reais”, declarou Júlio Guterres.
Os sindicalistas fizeram questão de esclarecer que a categoria não “torce” pela greve, uma vez que isso acumula prejuízos não só para os estudantes, mas para a sociedade e os professores.
Porém, eles afirmaram que o Sinproesemma não descarta a possibilidade da retomada do movimento grevista, caso os prazos e os acordos não sejam cumpridos pelo governo do estado

0 comentários:

Postar um comentário