domingo, 18 de setembro de 2011

Missão para desvendar os mistérios de Júpiter


Arte: O Dia

POR JOÃO RICARDO GONÇALVES- O Dia
- Na mitologia romana, o deus Júpiter (Zeus, na grega) tentou esconder alguns de seus segredos se envolvendo num véu de nuvens. A mulher dele, Juno, porém, conseguia ver através da camuflagem. Não por acaso, a sonda enviada mês passado para o planeta Júpiter foi batizada com o nome da deusa: ela terá como objetivo desvendar mistérios do maior planeta do Sistema Solar, como a presença de água em sua atmosfera ou até a existência de núcleo sólido.

Lançada com sucesso pela Nasa, atualmente a sonda está começando a se afastar da Terra para seguir seus cinco anos de viagem até o Gigante Gasoso. Júpiter é constantemente chamado assim pelos cientistas porque, ao contrário de planetas como Terra, Marte, Vênus e Mercúrio, é formado em sua maioria por gases, tanto que a sonda nem pousará. O equipamento vai ficar orbitando o astro 33 vezes durante um ano, enviando para a Terra informações sobre seus polos magnéticos, atmosfera e quantidade de gelo, material que os pesquisadores acreditam existir lá.
Arte: O Dia
Segundo a Nasa, entender a formação do planeta mais velho da região é entender a origem do próprio Sistema Solar. “Por baixo da densa nuvem do planeta, Júpiter guarda segredos do processo fundamental e das condições que governam nosso Sistema Solar. Júpiter é nosso exemplo primário de planeta gigante, e pode nos dar conhecimento crítico para entender os outros sistemas solares também”, diz um texto publicado no site do laboratório de Jatos da Nasa, responsável pela Juno.

Brinquedos e equipamentos modernos

Para atrair o interesse das crianças em torno da Astronomia, a Nasa colocou em Juno bonecos Lego da deusa grega que deu nome à sonda, do deus Júpiter e do pioneiro deste ramo da Ciência, Galileu Galilei.

Além dos brinquedos, a nave leva instrumentos de alta tecnologia. A energia que a abastecerá será gerada por painéis solares tão grandes que a deixaram com envergadura aproximada de 20 metros. O equipamento ainda foi adaptado para aproveitar bem a luz, já que o planeta gigante recebe 20 vezes menos energia do Sol. Juno também levará para Júpiter câmeras capazes de registrar imagens coloridas convencionais, mas que também detectam raios infravermelhos e ultravioletas

0 comentários:

Postar um comentário