domingo, 18 de setembro de 2011

Conferências de Juventude têm ampla participação popular em todo o Maranhão




ven
O secretário de Estado de Juventude, André Campos, fez um balanço positivo das Conferências Macrorregionais de Juventude que estão sendo realizadas no Maranhão desde o fim de agosto. O evento tem se destacado como um espaço democrático, que tem registrado grandes discussões e participação maciça do segmento, compreendido pela faixa etária de 15 a 29 anos, das mais diversas correntes ideológicas. O próximo encontro será em Balsas, no domingo (18), com a Conferência Macrorregional do Sul do Maranhão, que inclui ainda municípios da Região Tocantina.

Para dinamizar a participação dos municípios de todas as regiões do estado, a Secretaria de Estado de Juventude (Sejuv) planejou a realização de cinco Conferências Macrorregionais, que sediadas em cidades estratégicas, possibilitam ampla e efetiva participação da juventude. Na pauta, discussões de implementação de políticas públicas específicas para os jovens em todas as áreas (saúde, educação, cultura, esporte, lazer, entretenimento, etc.).

Já foram realizadas as Conferências Macrorregional Central, no município de Bacabal, reunindo mais de 20 municípios e quase 800 pessoas; da Baixada e Munim, em Viana, com participação de 23 municípios e mais de 500 delegados. A mais recente, a do Médio Mearim, Pindaré e Leste, ocorreu dia 11 deste mês em Pio XII, com quase 800 participantes e cerca de 30 municípios, uma das maiores já realizadas.

André Campos afirmou que o Maranhão vive um novo momento para os jovens, com grandes oportunidades e uma atuação destacada do segmento, que colabora com a efetivação de importantes políticas públicas. "O Maranhão está em sintonia com o novo, que garante ao jovem participação ativa e democrática nas discussões dos caminhos do estado. O Maranhão Profissional, os Institutos Federais, os Centros Tecnológicos e o aumento significativo na oferta de emprego, evidenciam a compromisso do governo e mostram que as discussões realizadas em fóruns como esse não ficam apenas o papel", afirmou o secretário.

O secretário, que coordena e acompanha de perto os trabalhos nas Conferências, credita a grande participação dos jovens e o sucesso dos eventos à priorização do segmento pelo Governo do Estado. "A histórica luta juvenil por dias melhores, aliada a um governo sensível, consolida um momento singular no estado ao proporcionar um ambiente onde o jovem tem condições de discutir e eleger suas prioridades", garantiu Campos.

Sobre as parcerias e a sintonia da Sejuv com os anseios da juventude, André enfatizou que a gestão pública eficiente se dá quando o trabalho é participativo entre governo e o maior interessado em suas políticas, isto é, a população, em especial o jovem. "Essa é a determinação da governadora Roseana Sarney. Dessa forma, ao desenvolver um trabalho lado a lado com os jovens, com as entidades e com os municípios, temos a convicção de que realizamos um trabalho participativo e a contento", assinalou.

Sul do Maranhão

Balsas sediará, no domingo (18), a Conferência Macrorregional do Sul do Maranhão, que inclui ainda municípios da Região Tocantina. A da Macrorregional Metropolitana de São Luís acontecerá dia 28 deste mês na capital.

Em cada Conferência Macrorregional serão eleitos 90 delegados, entre representantes da sociedade civil e do poder público. Ao final dos cinco eventos, serão eleitos 450 delegados para a 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, que ocorrerá dias 30 e 31 de outubro deste ano no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.

A expectativa da Comissão Organizadora é de que mais de 1.500 pessoas, entre delegados, autoridades, observadores e convidados participem da Conferência Estadual, evento no qual serão eleitos os 40 delegados que representarão o Maranhão na Conferência Nacional de Juventude, marcada para o período de 9 a 12 de dezembro, em Brasília
FONTE; O Imparcial

0 comentários:

Postar um comentário