Sua atitude é fundamental para fazer
valer os direitos das crianças e dos adolescentes do nosso País. Conheça
aqui algumas dicas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) de como exercer os direitos das crianças e adolescentes no seu dia-a-dia e garantir assim um futuro melhor para todos.
1. A GRAVIDEZ – Todas as gestantes devem
fazer pelo menos seis consultas pré-natais: isso é fundamental para a
saúde da mãe e do bebê. E todas têm o direito de fazer o pré-natal na
rede pública de saúde. É importante medir a pressão, vacinar contra o
tétano neonatal, fazer exame de AIDS e de diabetes, receber orientação
sobre o parto e o aleitamento materno. A participação do pai e de toda a
família também é muito importante durante todo esse período.
2. O LEITE MATERNO – Até os seis
primeiros meses de idade a criança só precisa do leite da mãe, não
precisa de água, chazinho ou qualquer outro alimento. O leite materno é
um alimento completo, que protege a criança de doenças como as diarréias
e doenças respiratórias. Além disso, o momento do aleitamento é
especial porque aproxima mãe e bebê.
3. O PAI – O pai pode e deve ajudar em
todas as tarefas com a criança pequena. A forma de interagir com a
criança é diferente para homens e mulheres. Por isso, é muito importante
que o pai dê banho, prepare e dê a comida, leve ao médico, brinque,
ensine coisas interessantes, cuide da criança.
4. ESTÍMULOS SAUDÁVEIS – Pais e mães
podem conversar e cantar para a criança desde a gestação. Esses
estímulos são importantes. Depois que a criança nasce, já nos primeiros
dias, mães e pais podem cantar e ler, com voz suave para o bebê. A
criança um pouco mais velha gosta de ouvir historias e gosta de ser
ouvida. Converse com sua criança pequena. Pode ser muito divertido e
prazeroso.
5. NECESSIDADES ESPECIAIS – A criança
portadora de necessidades especiais tem direito a atendimento
especializado para que desenvolva todo o seu potencial. Ela é capaz de
aprender e precisa ser estimulada. Para isso, deve freqüentar as mesmas
creches, pré-escolas e espaços comunitários das outras crianças, e todas
devem ser incentivadas a brincarem juntas.
6. EDUCAÇÃO INFANTIL – Todas as crianças
devem ser estimuladas a aprender coisas novas todos os dias, a conviver
com outras crianças, brincar bastante, descobrir cores, sons, formatos e
aprender a se expressar. Isso pode ser feito dentro da própria família e
da comunidade ou em centros de educação infantil, como creches,
pré-escolas, brinquedotecas comunitárias.
7. BRINCAR E DESCANSAR – As crianças são
levadas. Uma criança sadia é ativa, gosta de correr, pular, conversar,
brincar com números e inventar histórias. É assim que ela cresce e
aprende coisas. E, quando ela está cansada, pode ficar chatinha. Os
adultos precisam ser pacientes e entender o ritmo das crianças.
Descansar à tarde, por exemplo, pode deixar a criança mais tranqüila.
8. LIMITES – Se a criança errou, o adulto
deve acalmar-se primeiro antes de repreendê-la. A criança precisa ser
orientada, mas com calma e respeito. Se você castiga a criança
fisicamente, ela vai aprender que a violência é um meio de resolver os
problemas. E não é. Procure ser paciente com seus filhos. A criança vai
retribuir com atenção e carinho.
9. HIGIENE PESSOAL – Desde muito pequena,
a criança pode começar a aprender hábitos de higiene pessoal: lavar as
mãos, escovar os dentes. Também pode começar a reconhecer o próprio
corpo. Os pais podem estimulá-la por meio de brincadeiras simples, como
dizer para a criança os nomes das partes do corpo.
10. MENINOS E MENINAS – As crianças são
curiosas e gostam de brincar. Não há brincadeiras certas ou erradas para
meninos ou meninas. Os meninos podem brincar com bonecos e as meninas
gostam também de jogar bola. É muito importante que as crianças convivam
desde cedo com outras crianças e aprendam a brincar juntas, respeitando
umas às outras.
11. CONHECER SUA RUA E SEU BAIRRO – Os
pais podem ajudar a criança a conviver com sua comunidade desde pequena.
Por isso, é importante levar a criança para passear e conhecer a rua e o
bairro onde vive. Quando sair com seus filhos pequenos, mostre a eles a
pracinha, o parque, a escola. Deixem que conheçam as pessoas e as
pessoas os conheçam. A convivência é um direito de toda criança.
12. PEQUENAS RESPONSABILIDADES – A partir
dos dois anos, a criança pode ajudar seus pais com pequenos favores,
como jogar coisas no lixo ou apanhar pequenas coisas. As crianças também
devem ser estimuladas a ter pequenas responsabilidades. Guardar os
brinquedos, por exemplo.
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