domingo, 18 de setembro de 2011

COMPOSITOR BACABALENSE ZÉ LOPES ESTÁ ENTRE FINALISTAS DA BEIJA FLOR


Sambas enredo maranhenses são escolhidos em noite de festa no Ceprama
  Os sambas de Jaílson Pereira, Vicente Melo, Dennys Melodia; de Quirino do Cavaco; e de Gilvan Mocidade, Zé Lopes e Oró do Pandeiro foram os três escolhidos, na noite deste sábado (17), no Ceprama, pela Comissão de Carnaval da Beija-Flor para representar o Maranhão na grande final do concurso que elegerá o samba enredo da escola carioca, que ocorrerá em 13 de outubro na quadra da agremiação carnavalesca no Rio de Janeiro.
Conheça o samba de Zé Lopes, Gilvan Mocidade e Oró do Pandeiro:

Por uma noite São Luís se transformou na cidade carioca de Nilópolis e os ludovicenses viveram o clima das seletivas da agremiação. O público também pode conferir a apresentação da bateria e de componentes da escola de samba Beija-Flor.
Em 2012, no desfile das escolas de samba no Sambódromo, a Beija-Flor homenageará o aniversário de 400 anos da cidade de São Luís com o tema “São Luís - O Poema Encantado do Maranhão”. Uma comissão de Carnaval da agremiação de Nilópolis esteve na cidade desde quinta-feira (15) participando das duas eliminatórias nas quais foram julgados os 26 sambas inscritos no concurso.
Em duas noites de competição – quinta (15) e sexta-feira (16) – foram selecionados 12 sambas (seis a cada dia) que concorreram na eliminatória no Ceprama. O público compareceu em massa ao local e aprovou a iniciativa do Governo do Maranhão, que, por intermédio das Secretarias de Cultura, Turismo e Comunicação Social, e da Beija-Flor, promoveram e divulgaram o concurso.
“Interessante esta maneira da escolha do samba-enredo porque dá oportunidade aos nossos sambistas”, comentou o bancário Luís Edésio Araújo. “Uma idéia fantástica que divulga a cultura maranhense, além de os cariocas conhecerem um pouco do potencial artístico local”, acrescentou Maria Célia dos Santos, presidente da escola de samba Marambaia. TorcidasNa noite da final da etapa maranhense, os concorrentes fizeram a festa e levaram suas torcidas, com balões azul e branco, bandeiras e mais. Muitos levaram para o palco passistas ou representantes de manifestações populares, como o bumba-meu-boi e o tambor de crioula. As melodias também fizeram referências aos sotaques e batuques maranhenses.
Na festa, o primeiro a ser apresentado foi o samba do compositor Júlio Vinicius Nagem, interpretado por Samy do Cavaco. Na sequência, vieram as criações de Josias Filho, Luzian Filho, Welley Pericles Costa, Laurindo e Mestre Gut; Sílvio Rayol, Carlinhos Diniz e Paulinho Rayol; Jailson Pereira, Vicente Melo e Dennys Melodia; Darlan Oliveira, Lucas Neto e Hakã Silva. O único concorrente de fora de São Luís, Cláudio Santos Sousa veio de Rosário e foi o sexto a se apresentar. Em seguida, vieram Carlos Quirino dos Santos Filho; Alex Gamboa, Leonardo Pereira de Souza e João Paulo da Silva Falcão; Valmir Sales e Coqueiro da Vyla; e Alysson Ribeiro, Dominguinhos Lopes, Paulo Felipe e Renato Guimarães. Para fechar a noite, Professor José Luís, Luiz Júnior e Maestro Adelino; e Gilvan Mocidade, Zé Lopes e Oró do Pandeiro. PassistasAntes da divulgação das três composições, aconteceu um show com a bateria da Beija-Flor, acompanhado das passistas, da rainha da Bateria, Raíssa Oliveira; e da exibição do 1º casal de mestre sala e porta bandeira da escola, Claudinho e Selminha Sorriso, respectivamente.
“Estou deslumbrada com tudo, quero voltar a São Luís, a esta ilha encantada e vamos sonhar com o bicampeonato”, disse entusiasmada Selminha Sorriso.
Um dos grandes momentos do espetáculo do Ceprama, durante a apresentação da bateria, foi a entrada no palco para o delírio da platéia da cantora Alcione e do carnavalesco Joãosinho Trinta, ambos maranhenses, que serão homenageados pela escola na avenida. Ambos disseram estar emocionados pelo sucesso da dobradinha Governo do Maranhão/Beija-Flor. “Parabéns a todos pela escolha de mais uma vez mostrar São Luís para o Brasil, para o mundo”, afirmou Alcione. “É uma emoção muito gostosa ver a minha escola de samba de coração homenagear esta linda cidade”, reforçou Joãosinho Trinta.
Resultado
Os compositores e intérpretes aguardavam ansiosos pelo resultado quando, ao final da empolgante apresentação do Bicho Terra, o secretário de Cultura, Luis Henrique Bulcão, anunciou o resultado com os três sambas exaltação a São Luís, entregue pela comissão de Carnaval da escola de samba carioca. Representarão o Maranhão as composições de Jaílson Pereira, Vicente Melo, Dennys Melodia; de Quirino do Cavaco; e de Gilvan Mocidade, Zé Lopes e Oró do Pandeiro. “Fizemos um samba dentro da sinopse entregue pela Comissão do Carnaval defendendo os sete setores, passo a passo e com um refrão forte, que animou o público daqui e, com certeza, irá contagiar o público de Nilópolis”, disse emocionado Quirino do Cavaco, um dos três finalistas da fase maranhense.
Para o secretário de Cultura, Luis Bulcão, o principal propósito do governo está sendo alcançado: fazer uma integração cultural entre a Beija-Flor, os artistas maranhenses e os ludovicenses. “Foi determinação da governadora Roseana Sarney de mostrar o Maranhão, mostrar que o estado tem sua música, sua poesia. Vamos ao Rio mostras os atrativos de São Luís, do Maranhão. Este evento foi um ponto de grande auto-estima para os maranhenses”, declarou.
Na avaliação de um dos componentes da comissão de Carnaval da Beija For, o carnavalesco Fran Sérgio, o nível dos sambas enredos dos compositores de São Luís está a altura dos sambistas do Rio. “Todos os três classificados de São Luís têm chances de competir com os dez finalistas do Rio. Aliás, tudo em termos de cultura no Maranhão nos surpreendeu e com os sambas enredos não foi diferente”, enfatizou.
Sambas maranhenses finalistas
Compositores: Jaílson Pereira, Vicente Melo e Dennys Melodia. Intérpretes: Adão Camilo e Jaílson Pereira.
Compositores: Quirino do Cavaco, Neto Peperi, Carlos Cuíca, Magno Dantas e João Eudes. Intérpretes: Silvinho, Antônio Carlos Araújo, Neto Peperi e Quirino dos Santos
Compositores: Gilvan Mocidade, Ze Lopes e Oró do Pandeiro. Intérpretes: Gilvan Mocidade, Tunai Moura, Luiz Barreto, Oró do Pandeiro, Cris Santana e Eline Cunha.
Diário do Mearim com informações do imirante.com

0 comentários:

Postar um comentário