sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Secma promove Semana da Cultura Popular de 2011


"Maranhão de todos os Santos", é o tema da Semana da Cultura Popular de 2011, promovida pelo Governo do Estado, realizada por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma) e Superintendência de Cultura Popular. Exposições, palestras e oficinas integram a vasta programação do evento, que terá início na segunda-feira (12) e se estende até a sexta-feira (16), com destaque para os aspectos mais importantes da cultura popular maranhense, no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (CCPDVF), na Rua do Giz, 205-Centro.
O tema voltado para a religiosidade é destaque na programação da Semana de Cultura Popular de 2011 pela forte presença na cultura popular do Maranhão. Desde a fundação da cidade de São Luís, em 1612, com a colonização por meio dos frades Capuchinhos franceses, do processo de catequese dos Jesuítas, marcaram a cultura maranhense com ricas características do catolicismo popular, refletida nas muitas manifestações de nossa cultura.
A Festa do Divino, o tambor de crioula, tambor de mina, as festas juninas em louvor a Santo Antonio, São João, São Pedro e São Marçal, as danças e jornadas de São Gonçalo, romarias a São José de Ribamar e ladainhas em louvor a todos os Santos, demonstra a fé e devoção de um povo que tem na religiosidade a força de sua cultura.
A abertura da programação, na segunda feira (12), será às 18h, com uma exposição de esculturas de Santos, altares e tapeçarias, dos artesãos Eduardo Sereno, Chico Santeiro e João Amaral. A exposição terá ainda imagens em cera de ex-votos, do acervo do Centro de Cultura Popular; andor e santos feitos pelo artista plástico Flávio Veiga, estarão disponíveis para venda.
Seguido da abertura a Secma faz uma homenagem aos mestres e pesquisadores de cultura popular. No auditório Rosa Mochel, às 19h, o professor Doutor Sérgio Figueiredo Ferreti, do Departamento de Antropologia/Ufma proferirá a palestra São Benedito e os tambores do Maranhão. Ladainhas entoadas a São Benedito por rezadeiras do município de Paço do Lumiar; tamborinhos de São Benedito e tambor de crioula de mestre Apolônio, fecham a programação do primeiro dia da Semana, no pátio do CCPDVF, com início às 20h.
FONTE: jP

0 comentários:

Postar um comentário