domingo, 13 de maio de 2012

São Mateus receberá maior número de cisternas

agua para todos
São Mateus é o município beneficiado com o maior número de cisternas do Programa Água para Todos no Maranhão.
Ao todo, receberá 740 cisternas – com capacidade para armazenar 16 mil litros de água captada das chuvas -, a serem instaladas em 35 comunidades rurais. É também o segundo a receber a ação no estado, depois de Matões do Norte.
A primeira cisterna em São Mateus foi instalada semana passada, no Povoado Vai Quem Quer, distante 3 Km da sede do município. A previsão é de que as instalações aconteçam no prazo de 90 a 120 dias.
No Maranhão, o programa irá contemplar inicialmente a instalação de 27 mil sistemas de captação de água, abrangendo os 149 municípios inseridos na área de atuação da Codevasf (bacias dos rios Parnaíba, Itapecuru e Mearim), por meio de parceria entre o Governo do Estado, por meio da Sagrima, Prefeituras Municipais e a Codevasf.
Os outros 68 municípios maranhenses serão atendidos por um convênio assinado entre o Governo do Maranhão e o Ministério do Desenvolvimento Social, órgão federal que também executa o Água para Todos.
Produção agrícola
Nesta primeira etapa do programa, a água acumulada nas cisternas será utilizada para consumo humano e para o preparo dos alimentos. A água das chuvas é captada através de calhas instaladas nas casas.
Na segunda etapa, a parceria da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) no Programa Água para Todos inclui outras frentes de ação, entre elas a instalação de pequenas barragens, açudes, cisternas de produção, além da utilização da água para o funcionamento de sistemas de irrigação que serão aproveitados nas áreas de plantios, gerando renda e segurança alimentar para as famílias de agricultores que moram na zona rural.
No Maranhão, a demanda para 2012 é de 2.958 poços, 1.858 barragens e açudes e 4.222 barracões de produção.
FONTE:  Matias Marinho

0 comentários:

Postar um comentário