segunda-feira, 28 de maio de 2012

Secretário Jura Filho e ministro Gastão Vieira participam da Festa do Divino Espírito Santo





Secretário Jura Filho e ministro Gastão Vieira acompanham caixeiras em Alcântara
Encerrada no Domingo de Pentecoste (dia 27), a tradicional festa do Divino Espírito Santo, realizada no município turístico de Alcântara, distante 30 km de São Luís (por via marítima). Na Praça da Matriz, centenas de moradores e turistas acompanharam o som do toque das caixeiras em homenagem ao Espírito Santo.

A beleza foi conferida de perto também pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, e pelo secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, que além de participarem de todos os atos da festa verificaram obras em andamento no município.

“Todos os anos participo efetivamente do festejo em honra ao Divino Espírito Santo, gosto de acompanhar os rituais que envolvem a festa e acompanho os cortejos pelas ruas de Alcântara”, assinalou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

O secretário de Turismo, Jura Filho, ressaltou ser a festa única. “O município guarda com muito zelo o sentido da festa e por isso quem participa do festejo sente a tradição vivenciada nas ruas da cidade”, observou.

Emoção
Os visitantes aprovaram o que viram. A empresária de São Paulo, Virna Salmont, revelou a emoção ao participar pelo primeiro ano da celebração. “Já haviam me falado da festa e de toda questão mística que ela guarda, porém, experimentar essa sensação é realmente incrível. Vou me programar para voltar ano que vem”, afirmou a empresária.

O professor e historiador, João Campos Melo, de Recife, disse nunca ter acompanhado ritos tão ricos e vibrantes como o toque das caixeiras. Acompanhei diversas festas pelo país, mas como essa eu nunca tinha visto. Elas (as caixeiras) são muito precisas nos toques e a sonoridade expressa o louvor ao santo”, explicou.

Obras
O secretário Jura Filho e o ministro Gastão Vieira, depois de acompanhar cortejos com mordomos e vassalos, ladainhas, cantos e orações ao Divino Espírito Santo, também cumpriram agenda de visita às obras em andamento no município.

Em companhia do prefeito de Alcântara, Raimundo Soares, eles vistoriaram obras no Complexo Poliesportivo Joaquim Facury Ferreira, composto por uma quadra, campo de futebol com arquibancada e uma quadra de areia e a conclusão da Unidade de Educação Básica Inácio de Viveiros Raposo, com capacidade para 250 alunos.
FONTE:O Imparcial

0 comentários:

Postar um comentário