sexta-feira, 11 de maio de 2012

Cientistas criam robô que se movimenta com comandos do cérebro




Mark-Andre Duc, paciente do experimento, estava a 100 km de distância e conseguiu controlar o robô
Foto: Reprodução
Tecnologia
O resultado foi obtido por meio de sensores, que foram colocados numa espécie de capa sobre a cabeça de Marc-Andre Duc, paciente de um hospital da cidade de Sion. Através da Internet, ele recebia imagens daquilo que a câmera do robô estava enxergando e, a partir disso, podia calcular seus próximos movimentos.

Marc-Andre Duc perdeu parcialmente os movimentos das mãos e dos pés. Para comandar o robô, que estava na sede do Instituto em Lausanne, a cerca de 100 km do hospital, Duc precisou apenas tomar decisões simples, como levantar ou esticar um dedo. Poucos segundos depois, o autômato repetia os movimentos.

A ideia por trás do projeto é criar uma interface que permita a pacientes com problemas de locomoção recuperarem alguma independência, através do uso de um robô capaz de executar movimentos a partir de ordens diretas.

Em entrevista à agência AP, Duc declarou que considerou absolutamente natural controlar o robô apenas pensando nos movimentos que desejava fazer. Apesar do sucesso do teste, não há previsão de quando a tecnologia estará disponível comercialmente.

Fonte: Techtudo

0 comentários:

Postar um comentário