quarta-feira, 9 de maio de 2012

SEMINÁRIO ABORDARÁ PREVENÇÃO E ASSISTENCIA À PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Acontecerá, em São Luis/MA,  dias 17 e 18 de maio de 2012 na Assembléia legislativa do Estado, o 1º Seminário de Prevenção e Assistência à Pessoa com Deficiência (SEPAD), organizado pelo Centro Dialético dos Pais e Amigos dos Especiais (CDPAE), que reunirá profissionais de renome nacional e internacional das áreas da saúde e educação.  O médico neuropediatra, professor do Programa de Pós Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento na Universidade Presbiteriana Mackenzie / Diretor Clínico da ABRE-TE, Dr. José Salomão Schwartzman, proferirá a Conferência Magna, do evento, com o tema “Transtornos Globais do Desenvolvimento (Síndrome de Rett, Autismo, Asperger)”.
Outros não menos conceituados profissionais de São Paulo como Dr. João Vernieri Sobrinho – Ortopedista, Drª. Gisleine Martin Philot – Terapeuta Ocupacional, Dr. Mauro Plut – Oftalmologista e Silvana Santos – Pedagoga, além da Drª. Patrícia da Silva Sousa Carvalho - Neurologista Infantil e Nilma Maria Cardoso Ferreira – Psicóloga  de São Luis, também estarão presentes no seminário .
A programação do evento prevê não apenas a realização de conferências, mas também palestras, mesas redondas, oficinas, relatos de experiências, depoimentos, debates, exposições e apresentações culturais.

 As inscrições estão sendo feitas na sede do O CDPAE  que fica localizado na Rua São João ou Rua 13 de maio, nº. 419 - Centro, São Luís/MA - Brasil. Ponto de Referência: Em frente à Ótica Serrão e Ótica Estrela, ao lado da nova sede da Pax União).


 Mais informações: pelo e-mail do CDPAE : cdpae1992@hotmail.com; telefones:  (98)3221-6343 / 8891-0007 / 8458-7651 / 8408-0963 / 8858-9620 / 8244-9555;9112-6298; Facebook: Cdpae Ong. 

Programação
Dia 17 de maio de 2012 (quinta-feira)
8 h – Credenciamento
Apresentação do Grupo de Capoeira do CDPAE.
Apresentação do Cantor Roberto Ricci.
9 h - Abertura: Construindo a Acessibilidade nos 400 anos de história.
Mesa: CDPAE, Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura de São Luis, Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa/MA, Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Fórum Maranhense de Entidades de Pessoas com Deficiência e Patologias, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Promotoria Especializada dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
10h - Conferência Magna:
Transtornos Globais do Desenvolvimento (Síndrome de Rett, Autismo, Asperger).
Dr. José Salomão Schwartzman – Médico Neuropediatra – SP / Professor do Programa de Pós Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento na Universidade Presbiteriana Mackenzie / Diretor Clínico da ABRE-TE.
12h - Intervalo
14h – Palestra: Tratamento Ortopédico da Pessoa com Paralisia Cerebral.
Dr. João Vernieri Sobrinho – Ortopedista - SP / Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia / Doutor em Ortopedia da Escola Paulista de Medicina (Universidade Federal de São Paulo).
16h – Intervalo
16:30h – Oficina: Tecnologia Assistiva e Adequação Postural.
Drª. Gisleine Martin Philot – Terapeuta Ocupacional – SP/ Consultora Internacional em Tecnologia Assistiva Especialista em Ergonomia Integração Sensorial.
18h – Informes Diversos
19h - Coquetel
Apresentação da Banda Filosarte.
 
 
Dia 18 de maio de 2012 (sexta-feira)
8:30h - Transtornos Oculares na Paralisia Cerebral, na Síndrome de Down e Oftalmologia para Pais (Conversando com a Família).
Dr. Mauro Plut – Oftalmologista – SP/ Médico Oftalmologista do Hospital Israelita Albert Einstein.
10:30h – Intervalo
11h - Mesa Redonda:          A Interdisciplinaridade e Multidisciplinaridade na Construção da Inclusão no Maranhão.
CDPAE, APAE, PESTALOZZI, HELENA ANTIPOFF.
12:30h – Intervalo
14:30h – Mesa Redonda: Políticas Públicas: Uma questão de Cidadania e determinação política.
Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa/MA, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Fórum Maranhense de Entidades de Pessoas com Deficiência e Patologias, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania, Promotoria Especializada dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social.
16 h – Intervalo
16:30h – Oficina: Chega Mais – Conversando com a Família.
Nilma Maria Cardoso Ferreira – Psicóloga – MA/ Professora Universitária (UFMA, IESMA e UNICEUMA).
Drª. Patrícia da Silva Sousa Carvalho - Neurologista Infantil – MA / Professora da UFMA.
Silvana Santos– Pedagoga - SP / Presidente da Associação Brasileira de Síndrome de Rett (ABRe-TE)
18h – Plenária para aprovação do documento síntese do I SEPAD.
19:30h - Encerramento: Apresentação Cultural Bumba Meu Boi da APAE.

0 comentários:

Postar um comentário