quinta-feira, 17 de maio de 2012

Seminário Internacional de Acessibilidade em Ambientes Culturais

Acontece, de 16 a 18 de maio, o II Seminário Internacional de Acessibilidade em Ambientes Culturais (SENAAC). O evento será realizado em Porto Alegre, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, contará com Sessões Temáticas, Mesas Redondas, Sessões Técnicas e Oficinas que buscarão subsidiar discussões, difundir informações, referenciais teóricos e instrumentos metodológicos para a integração da temática acessibilidade no contexto da Museologia, Arquitetura, Design de Produto e de Audiovisual, entre outros.

Com propósito de desenvolver o pensamento analítico através de debates que visam enfatizar aspectos de relação direta da questão da acessibilidade com o cotidiano do público, o evento tem por objetivo maior alcançar propostas de elaboração de projetos que qualifiquem os ambientes culturais, possibilitando o acesso de todos.

Temas como produção cultural, acessibilidade, cultura surda, inclusão, cinema, elaboração de projetos culturais e cultura inclusiva serão explorados e discutidos, visando alcançar propostas de desenho universal na elaboração de projetos que envolvem dos ambientes culturais.
Os convidados e palestrantes que farão parte da programação da 2ª edição do Seminário trabalham diretamente com a pauta da acessibilidade, fornecendo aos inscritos no Seminário, embasamento teórico e prático acerca dos temas discutidos durante o evento.

Entre alguns dos nomes confirmados para o evento estão Mara Gabrilli, Deputada Federal de SP e Vitor Ortiz, Secretário-Executivo do Ministério da Cultura, além de Carla e Luis Henrique Mauch, coordenadores da ONG Mais Diferenças, Ana Adams, produtora da mostra de Direitos Humanos e Wagner Ferraz, especialista em Gestão Cultural. O Seminário será um importante espaço para discussão e aprofundamento dos temas de inclusão, acessibilidade e cultura, e tem como realizadores a UFRGS ( Universidade Federal do Rio Grande do Sul ) e a Mais Diferenças.

Para visualizar a programação completa do SENAAC, maiores informações e inscrições, acesse www.acessibilidadecultural.wordpress.com ou envie email para acessibilidadecultural.ufrgs@gmail.com.

0 comentários:

Postar um comentário