terça-feira, 14 de junho de 2011

A beleza venenosa dos vulcões

POR JOÃO RICARDO GONÇALVES- o Dia
 Os vulcões — como o chileno Puyehue, em erupção desde a semana passada — sempre possibilitam grande quantidade de belas imagens. Mas também causam inúmeros transtornos. Como se não bastasse o caos aéreo provocado pelas nuvens de cinzas, as erupções são uma das causas mais comuns de poluição atmosférica natural: ‘sujeiras’ no ar que não foram consequência da ação humana sobre o Meio Ambiente, mas que levam a problemas de saúde no homem.

Segundo Saulo Freitas, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), depois da explosão que provoca a erupção, o vulcão expele partículas de um material chamado ‘silica vulcânica’, que, se respiradas em excesso, podem causar e agravar problemas respiratórios.

“No caso específico do Puyehue, a explosão que deu origem à erupção foi muito forte, e, então, as partículas menores foram lançadas a uma altitude muito grande, o que minimizou seus efeitos nocivos”, explica Saulo.

O pesquisador lembra, porém, que a queda de partículas maiores de silica pode sujar reservatórios de água potável, e inviabilizar seu consumo.

Além das erupções vulcânicas, existem outras fontes de “poluição natural”. Entre as mais sérias estão gases expelidos nas queimadas — elas também podem acontecer devido a processos naturais de combustão. E, ainda, impurezas levadas ao ar e às águas durante a erosão do solo.

0 comentários:

Postar um comentário