quinta-feira, 23 de junho de 2011

João do vale nas ondas da novela Cordel Encantado


Nós Maranhenses estamos nos sentindo muito orgulhosos por vários motivos, sendo um dois mais importantes o fato de uma novela  com tema nordestino ”salvar” um horário de novelas  já saturado e bem disputado por programas pseudo-jornalisticos policiais. Assim  temos como uma das faixa da trilha sonora da novela “cordel encantado” o nosso saudoso João do Vale,”Estrela Míuda” na voz da ilustre Maria Bethania. Diante de tantos fatos de discriminação contra os nordestinos explicitados nas redes sociais,por mostrarmos nossa identidade e força em nossas atitudes. Estrela míuda é umas das canções mais populares entre os maranhenses álem é claro de Carcará e pisa na fulô.(do blog)
veja matéria no O GLOBO:
RIO – Apenas três das 17 vozes presentes no CD nacional de “Cordel encantado” não são de músicos nordestinos. O sotaque arretado de artistas como Luiz Gonzaga (“Xamêgo”), Lenine (“Candeeiro encantado”), Maria Bethânia (“Estrela miúda”),
Alceu Valença (“Na primeira manhã”) e Zé Ramalho (“Chão de giz”) dá o tom da bolachinha, lançada agora pela Som Livre. Composta por uma trilha eclética, a elogiada trama das 18h da Globo, ambientada no fictício sertão de Brogodó, tem desde Chico Science & Nação Zumbi (“Maracatu atômico”), passando por Otto (“Carcará”) e a (ainda) desconhecida Núria Mallena (“Quando assim”).
Pernambucana radicada há seis anos no Rio, Mallena ficou surpresa ao ver a sua faixa, com letra singela e a simplicidade de uma gravação feita com voz e violão, embalar o romance de contos de fada da cozinheira Maria Cesária (Lucy Ramos) com o Rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia).
- O Ricardo Waddington ( diretor de núcleo) tinha me visto em um sarau promovido por amigos na casa da ( apresentadora) Fernanda Lima. Dias depois, a Bianca Bin ( protagonista da trama), que é minha amiga, insistiu para levar uma fita demo, com quatro músicas, para a produção da novela. O Ricardo lembrou na hora de “Quando assim”, mas quis a versão que
cantei naquela apresentação, sem o acompanhamento de uma banda. Faltavam duas
semanas para a estreia quando ele me ligou dizendo que eu iria fazer parte da
trilha – conta Mallena, que só descobriu que iria embalar as cenas do rei ao
ouvir sua voz no ar.
A faixa é uma das mais comentadas de “Cordel encantado” junto com a música da
abertura, “Minha princesa cordel”, cantada em dueto por Gilberto Gil e Roberta
Sá.
- Para mim é uma honra estar na mesma trilha que traz Luiz Gonzaga e nomes como Gil e Caetano – destaca a cantora pernambucana, que lança nos próximos meses o seu disco com a mesma versão de “Quando assim” ouvida no horário das 18h.
Além de Núria Mallena, o disco traz outros nomes da novíssima geração da MPB como Karina Buhr. Baiana criada no Recife, a cantora interpreta “Tum tum tum”, sucesso de Jackson do Pandeiro.
Queridinha das trilhas globais, Maria Gadú canta “Bela flor”. A cantora está entre o grupo dos três músicos que não vieram do Nordeste, formado ainda por Filipe Catto (“Saga”) e Monique Kessous (“Coração”).
Leia mais sobre
esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/revistadatv/mat/2011/06/17/trilha-sonora-da-novela-das-18h-tem-sotaque-nordestino-924706660.asp#ixzz1PjkQqwUH

0 comentários:

Postar um comentário