domingo, 23 de maio de 2010

O TRISTE FIM DO FORUM REGIONAL DE CULTURA EM BACABAL

Por Zezinho Casanova
Bacabal sediou o Forum Regional de Cultura ocorrido dia 22,sábado passado no Predio do CEFRAM, com o tema "A Municipalização como Processo de Desenvolvimento da Cultura Local".o evento cumpriu com parte dos seus objetivos, digo em parte apenas por um detalhe, foi realizado numa cidade que pode ser considerada hoje o cemitério das artes no Maranhão. Isso explica o pequeno número de artistas e produtores culturais presentes, o que compareceram foram obrigados a usar o espaço de debate para expor a real situação da cultura bacabalense.O Secretário Adjunto de Cultura de Bacabal Melquiades Neto representou a Secretária Carmem  Xavier pois a mesma não compareceu por motivos "Superiores" essa disculpa é tão clássica que chega parecer verdade, o fato é que a falta da titular da pasta do municipio anfitrião deixou o secretário adjunto numa saia justa.
Rosenir Mesquita (assessora Chefe da ASPLAN) mINISTROU palestra sobre o Sistema Estadual e Municipal de Cultura, Ester marques (Consuoltora e professora da UFMA)  completou o trabalho com Roseinir sobre estururação e Sostema de Informações Culturais.

O ponto alto do Forum foi a Palestra da Represetante do MinC Selma Santiago sobre oprogram Mais Cultura e raída Ofina de Elaboração de Projetos do Edital de Microprojetos-Amazônia Legal.. Estiveram no Forum o Presidente do Conselho Estadual de Cultura Armando Nobre e Ronald Damascendo, além de outros conselheiros.Apesar do debater comum nos foruns culturais, tudos acabaria bem e o forum não teria nehuma repercução positiva senão fosse uma Moção de Repédio á Ausencia da Secretária de Cultura de Bacabal durante o evento.É logico que a aussencia da mesma foi justificada, mas nada justifica a falta de respeito e de Politicas Publicas de Cultura de Bacabal. Essa Moção de Repúdio não nasceu naquele forum,mas do sofrimento de artistas de produtores culturais que vivem na pele a dificil missão de de fazer cultura de Bacabal. Deu pena ver técnicos da Secretaria do Estado  defenderem a gestora municipal de cultura, doi doído ver a professora Ester Marques usar sua competencia para maquiar a realidade. Todos nós sabenos que o pessoal da Secma e Gestores de outros municipios foram muito bem recebidos, aliás a Receber bem pessoas de fora é uma marca registrada em nossa cidade, a secretaria que deveria ser de Cultura tem uma vocação natural para o Turismo. Algum questiou porque que os artistas e produtores culturais de bacabal não participaram do evento? Que ausencia grande foi essa? Onde está a razão?
Infelizmente mentir não faz parte da minha personalidade, hoje Bacabal não desenvolve politica publica de cultura nenhuma, e se alquem aquir em Bacabal, na ilha ou em Brasilia tiver moral para contradizer essa afirmação, estou aberto  ao debate, inclusive com a presença do Ministério Público.
A moção de repúdio  apresentada por um membro do Conselho Estadual de Cultura representa um grito intalado na garganta de artistas e produres culturais bacabalenses, representa um alerta aos gestores estaduais de cultura para escolherem melhor seus parceros, os poblemas culturais de Bacabal podem ser uma comparados a uma bola de neve que começa pequeno e acaba provancando um grande acidente politica, social e psicologico na vida das pessoas, para quem visita Bacabal voltem sempre serão bem recebidos, mas não podemos impedir um grito que não podemos calar. Também já fui gestor, direto e indireto, chaguei a aceitar ser adjunto da gestão municipal repudiada e peço perdão a Deus por isso por que  presencie atitudes que só em juizo se pode revelar. Artistas e produtores culturais que não foram ao Forum por não acreditar em mais nada, param-se me na rua e prestam solidariedade a pessoas que ousou provocar esse debate. Sou preseidente da Rede Bacabalense de Cultura entidade não-0governamental quem vem sendo acusada de ser uma secretaria paralela,santa ignorancia, nunca uma associação terá os poderes de uma Secretaria, mas a Rede ás vezes por solidariedade a artistas e  produtores culturais tem assumido tarefas que deveriam ser realizadas pelo poder público. Deus é tão generoso comigo que não estgava presente no momento da Moção por se estivesse presente lá seria acusado de articulá-la , por consciedencia tambem no dia 22 de maio realizamos o I PONTO DE ENCONTRO CULTURAL na Sede do Tambor de Crioula  São Benedito na Vila Frei Solano, no momento auge da festa que teve treze apresentações de grupos e artistas, todos voluntários, recebemos a visita de tecnicos da SECMA e do MinC que afirmaram que o quê eles levariam como referencia de Bacabal seria aquela  festa realizada sem recursos, mas que levou cultura para as comunidades bacabalenses.
O Forum Regional de Cultura me ensinou mais uma lição de vida: Não basta ter dinheiro e ser gestor, é  preciso ter liderança pra fazer a cultura acontecer.

Um comentário:

  1. Valeu companheiro, continue com o seu belo trabalho. Raimundo Sousa

    ResponderExcluir