O Brasil precisa melhorar a captação de órgãos para suprir a necessidade crescente de pessoas que aguardam por doações, afirmou nesta terça-feira (18) o diretor do Serviço de Transplantes de Órgãos do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas de São Paulo, Luiz Augusto D'Albuquerque, durante audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.
De acordo com ele, o Congresso Nacional pode ajudar a fazer com que a captação aumente. “O Congresso poderia viabilizar nos hospitais de grande movimento que houvesse uma organização de procura de órgãos que pudesse reconhecer os doadores e assim conseguir a doação desses órgãos.”
Ele disse ainda que um único doador pode chegar a fazer 16 doações para pessoas que estão na fila de transplante de órgãos.
A coordenadora-geral do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, Rosana Reis Nothen, afirmou que o programa brasileiro de transplantes é sustentável e tem conseguido aumentar a cada ano o número de transplantes feitos no país. “Desde 2001 e 2002 praticamente dobraram os transplantes feitos no Brasil e também tivemos um aumento no número de tecidos transplantados.”
Ela afirmou ainda que no ano passado houve um aumento de 25% no número de doadores e foram feitos só em 2009 quase 6 mil transplantes.
fonte: Agência Brasil
Correio Braziliense
terça-feira, 18 de maio de 2010
País precisa melhorar serviço de recebimento de órgãos, diz diretor de hospital
maio 18, 2010
No comments
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário