segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dutra diz que Sarney está desesperado e quer a qualquer custo o apoio do PT

Deputado denuncia “golpe” para forçar uma aliança favorável à campanha de Roseana
POR MANOEL SANTOS NETO
O deputado federal Domingos Dutra (PT) disse ontem que o senador José Sarney e sua filha Roseana (PMDB) fazem fortes pressões nos bastidores para anular o Encontro do PT que decidiu pelo apoio à candidatura de Flávio Dino (PCdoB), e garantir a aliança com o PMDB de Roseana Sarney, que tentará a reeleição em outubro. Segundo Dutra, o senador Sarney, sua filha e seus aliados do PT "movem céu e terra em Brasília para inverter a derrota sofrida, pressionando o presidente Lula, mentindo para autoridades e dirigentes do partido e fazendo terrorismo".
Segundo Dutra, o presidente do PT-MA, Raimundo Monteiro, e Washington Luiz Oliveira montaram barraca no Sistema Mirante de Comunicação tentando adiar o encontro de sábado que escolheu os candidatos a deputado estadual, federal, senador, suplente e vice-governador, mas não conseguiram o que queriam.
Dutra garante que, se houver a mudança do resultado do encontro do PT, ocorrerão reações. Ele lembra que, sempre que Sarney "perde eleição no voto, tenta mudar o resultado no tapetão em Brasília. Foi assim com Jackson e agora ele tenta fazer com o PT. Só que no PT o buraco é mais em baixo". Leia a seguir a íntegra da entrevista concedida pelo deputado Domingos Dutra:
Jornal Pequeno - Por que o Encontro do PT, realizado em março, tem ocasionado tanta controvérsia?
Domingos Dutra - O Encontro Estadual foi convocado para decidir pelo apoio de um candidato a governador de fora do PT. Nós escrevemos o nome de Flávio Dino. Eles, com vergonha, não inscreveram o nome de Roseana, preferindo escamotear, inscrevendo partidos de apoio ao governo Lula. As regras do encontro foram sugeridas por eles, inclusive o voto aberto, pois contavam com a vitória, pois tinham o dinheiro, a máquina do estado, oferta de cargos e espaço na chapa majoritária.
JP - O grupo de Washington Luiz tinha a maioria dos votos?
Dutra - Eles tinham 94 votos. Nós tínhamos 81 votos. No debate eles tiveram vergonha de defender Roseana Sarney. Resultado: vencemos de 87 a 85 votos. Monteiro anunciou o resultado e Paulo Fratescki, secretário nacional de Organização, homologou o resultado. Aí a rainha ficou nua, a casa caiu e o desespero tomou conta Washington e aliados, iniciando-se várias tentativas de golpe em Brasília.
JP - Como vêm se dando estas tentativas de golpe?
Dutra - Nestes 56 dias o senador Sarney, sua filha e seus aliados do PT movem céu e terra em Brasília para inverter a derrota sofrida, pressionando o presidente Lula, mentindo para autoridades e dirigentes do partido e fazendo terrorismo. Sarney continua com a boca torta. Ele usou muito o cachimbo da ditadura. Ele não sabe viver na democracia. Ele perde eleição no voto e tenta mudar o resultado no tapetão em Brasília. Foi assim com Jackson e agora ele tenta fazer com o PT. Só que no PT o buraco é mais em baixo.
JP - Pode haver uma intervenção no partido?
Dutra - Eles contavam com a vitória e agora não sabem o que fazer com a derrota. Inicialmente pediram intervenção. Pegou muito mal. Em seguida os aliados de Sarney apresentaram três recursos pedindo anulação do encontro. Também não deu certo. Os recursos eram ridículos. Pressionaram o PCdoB para retirar Flávio Dino da disputa. Também não conseguiram. Tentaram pegar carona no encontro de sábado para anular a decisão do encontro de março, desistiram com medo; inventaram um abaixo-assinado fajuto de apoio a Roseana, porém foram desmoralizaram. Por fim tentaram adiar o encontro de sábado para o dia 19 de junho. Não conseguiram pois os delegados se autoconvocaram e realizaram um belíssimo encontro. Eles continuam no mato com Sarney.
JP - Mas ainda há o risco de anularem o encontro que decisiu pelo apoio a Flávio e a coligação com o PSB e PCdoB?
Dutra - Como não conseguiram apoio para o golpe em Brasília, Sarney e sua turma andam boatando que no dia 11 de junho o Diretório Nacional vai anular o encontro de março e determinar que o PT apóie a rainha da Lunus. Em tese o Diretório Nacional tem amparo estatutário e apoio na Resolução do 4º Congresso para intervir no Diretório do Maranhão. Dificil será na prática o Diretório Nacional encontrar algum motivo ou uma falha nossa para fazer a intervenção. Se o Diretório Nacional fizer intervenção ele terá que dizer que o PSB e o PCdoB são inimigos do PT; que Flávio Dino tem mais catinga do que Roseana; que no PT de ora em diante a minoria vale mais do que a minoria e fazer expulsão em massa de petistas.
JP - Roseana pressiona pessoalmente a direção nacional do PT?
Dutra - O jornal da oligarquia publicou fotos dela com ministros em Brasília. Soube que ela percorreu gabinetes chorando e pedindo pelo amor de Deus pela intervenção no PT do Maranhão.
JP - Washington Luiz, Anselmo Raposo e Rodrigo Comerciário também estiveram se movimentando em Brasília?
Dutra - Andaram enrabichados com Roseana, segurando as malas. Soube que Washington e Anselmo estiveram com o ministro Padilha.Estiveram com José Dirceu conforme confessou Monteiro na Rádio Mirante. É uma vergonha olhar dirigentes do PT de braços dados com Fernando Sarney e servindo de menino de recado para constranger autoridades e dirigentes do partido para beneficiar uma oligarquia odiada pelo Brasil afora.
JP - Por que Roseana quer, a qualquer custo, o apoio do PT?
Dutra - Desespero. Ela sabe que perderá as eleições. Então ela quer o tempo de TV do PT e privatizar a popularidade do presidente Lula. Com dois palanques o presidente poderá nem vir aqui e nem declarar apoio aos candidatos. Apossando-se do PT Sarney imagina que eliminará Flávio e os dois palanques. Com isto ela colocará o presidente Lula em seu lugar, fazendo um carnaval com a imagem do presidente na mídia, carro de som, telões, out-doors. Por fim, a oligarquia quer destruir o PT e seus fundadores que a combatem, contando com a colaboração de filiados do partido.
JP - Como foi o encontro de sábado?
Dutra - Ótimo! Maravilhoso! Mais de duzentos dirigentes e delegados debateram a campanha de Dilma e Flávio. Foram escolhidos 51 candidatos a deputado estadual, 15 candidatos a deputado federal, Teresinha Fernandes Vice-Governadora, Bira do Pindaré candidato a Senador e Colaço e Franklin Douglas suplentes de Senador. A turma do Sarney correu com a cela. Tentaram adiar o encontro para 19 de junho para o PT ficar sem candidato, mas não conseguiram. Vamos agora esperar a decisão do Diretório Nacional marcada para 11 de junho.
JP - Antes do encontro de sábado houve a lavagem da estrela? Explique melhor este fato.
Dutra - No domingo, dia 16, parte da tendência CNB (Construindo um Novo Brasil), comandada por Washington e Monteiro realizou uma reunião em um hotel em São Luís, chamaram Roseana, lhe imploram a Vice-Governadoria para Washington e lhe entregaram uma blusa com a estrela do PT. Como são incompetentes, Washington esqueceu de perguntar qual a pontuação de Roseana. Resultado: entregaram uma blusa muito pequena e Roseana não pôde vestir a blusa sob pena de ficar entalada. Roseana, que também não queria vestir a blusa, pois tem nojo do PT, aproveitou para apenas colocar a blusa com estrela no peito. Este gesto, porém deixou muita catinga na estrela. Para tirar a catinga que Roseana deixou os petistas realizaram na sexta-feira, na sede do Partido, a limpeza da estrela, com creolina, sabão, água oxigenada e sabão em pó. Agora a nossa estrela está cheirosinha outra vez.
JP - Quais seriam, de fato, as conseqüências de uma aliança do PT com o PMDB no Estado?
Dutra - A desmoralização e a destruição do PT. Os que estão com a oligarquia não têm votos. São repudiados pela sociedade e até por membros de sua tendência, como Chico Sales, presidente da Fetaema, Nivaldo, Presidente da CUT, Vereador Diogo, de Coroatá, Marlon e Ed Wilson, jornalistas. Com o PMDB o PT não elege senador, deputado federal e nem estadual, pois quem tem voto não será candidato. Os prejuízos para os movimentos sociais e para os mais pobres serão graves. Endoidaram Washington com a promessa de vice. Para ele que não consegue se eleger seria um prêmio. Para o PT e os petistas seria um desastre. Por isto resistiremos. Ninguém venderá o PT para a oligarquia.
JP - Mas Washington e Monteiro afirmam que estão com Sarney pelo bem da campanha de Dilma ...
Dutra - Conversa para boi dormir. Quem prioriza e quer mais votos para Dilma somos nós, pois dois palanques tem mais votos do que um só. Com esta palhaçada que estão fazendo eles estão desgastando a companheira Dilma e o PT. Eles sempre usaram e abusaram do nome de Lula e da direção nacional para legitimarem seus esquemas no Maranhão. Agora é a mesma coisa. Eles estão preocupados é com a boquinha nos cargos e na razão que a oligarquia está oferecendo.
FONTE: Jornal Pequeno

0 comentários:

Postar um comentário