segunda-feira, 24 de maio de 2010

Cadeirantes querem mais ônibus adaptados na Capital

SÃO LUÍS - A lei determina que pelo menos vinte e cinco por cento da frota de ônibus coletivo seja adaptada para cadeirantes. Mas os portadores de deficiência física, em São Luís, reclamam: o número de veículos adaptados ainda é insuficiente. E em muitos ônibus com elevadores, eles não funcionam.
Todo dia a mesma situação. O autônomo Argemiro Medeiros de Sousa, que é cadeirante, sai cedo de casa para o trabalho. Na Rua Moreira Serra, bairro da Alemanha, encontra os primeiros obstáculos: buracos, calçada sem rampa e uma parada de ônibus sem abrigo.
Agora, mais um desafio: esperar um ônibus adaptado para portadores de deficiência física. Semana passada, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes anunciou que colocou nas ruas mais trinta e sete ônibus adaptados. Seu Argemiro até ficou otimista, mas logo se decepcionou.
Em dez minutos, passou o primeiro coletivo. Mas, o elevador não estava funcionando. Logo em seguida, outro ônibus que parou bem longe da parada. Tudo anotado por seu Argemiro para futuras reclamações. Ele diz que já chegou a esperar por mais de uma hora na parada.
Hoje (24), ele teve um pouco mais de sorte. Foram apenas vinte minutos de espera até aparecer um ônibus adaptado e com o elevador funcionando.
O problema vai além da falta de rampa ou de um ônibus adaptado. Quem tem deficiência física reclama, principalmente, da falta de políticas públicas. Mais que acessibilidade, eles pedem respeito e atenção.
De acordo com uma pesquisa feita pelo IBGE há dez anos, existem, na Capital, cento e doze mil pessoas com deficiência física. Além de não ter um levantamento mais recente, não há dados específicos como, por exemplo, a quantidade de cadeirantes ou de pessoas com deficiência visual em São Luís.
A falha, que para Deline Cutrim de Lima, integrante do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, significa descaso.
O secretário de Trânsito e Transporte de São Luís, Ribamar Oliveira, afirma que o transporte acessível para cadeirantes na frota de coletivos da Capital tem avançado, e uma série de ações foi planejada para garantir resultados mais positivos.
Fonte: Arquivo/O Estado

0 comentários:

Postar um comentário