segunda-feira, 17 de maio de 2010

Resultado de concurso público nem sempre deixa o candidato satisfeito

Por Fábio Gonçalves é diretor da Academia dos Concursos
Resultado de concurso público nem sempre deixa o candidato satisfeito. O que fazer nessa hora? Mover um recurso? Esquecer a prova? O fundamental é você ter bons argumentos caso queira recorrer.
PERGUNTA E RESPOSTA

Faço concurso direto, e já ocorreu de eu não aceitar os gabaritos propostos pela banca organizadora. Mas nunca entrei com recursos por não saber direito como proceder. Qual é a maneira ideal para fundamentar minha opinião nesses casos e entrar com recurso com mais segurança? Filipe Seixas Filho, por e-mail
Às vezes, nos deparamos com questões de provas que nem nós, professores, entendemos o motivo da resposta dada pela banca. Mas não se espante, pois você não é o único a passar por uma situação como essa! Na verdade, isso acontece porque falta uma lei que regulamente os concursos públicos.

Normalmente, os editais não dizem para o candidato que bibliografia ele deve ler. Quando fazem isso, essa bibliografia geralmente é muito grande e contraditória.

De qualquer forma, a fundamentação, ou seja, a base de seus argumentos para os recursos que você pretende mover deve ser pautada em autores renomados e respeitados.

No caso específico do Direito, por exemplo, orientamos que, além de doutrinadores renomados, você fundamente os seus recursos utilizando decisões/julgados recentes do Superior Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça, além da legislação vigente.

0 comentários:

Postar um comentário