quarta-feira, 1 de junho de 2011

Inscrições para o 34º Festival Guarnicê de Cinema

A Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais/Proex informa aos publicitários, jornalistas de TV, vídeomakers, cineastas e produtores que as inscrições para o 34° Festival Guarnicê de Cinema terminam no próximo dia 10 de junho. Em maio, a UFMA registrou a inscrição de mais de 110 trabalhos concorrentes nas categorias de filmes e vídeos. As inscrições para o 34º Festival Guarnicê de Cinema estão sendo realizadas somente pelo site www.cultura.ufma.br
O 34º Festival Guarnicê de Cinema acontecerá no período de 29 de agosto a 02 de setembro de 2011, na cidade de São Luís. O festival é promovido pela Universidade Federal do Maranhão por meio do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e tem o apoio de organizações públicas e privadas. Por meio do Guarnicê, a UFMA incentiva a realização de vídeos e filmes em curta, média e longa metragem no Brasil e difunde também a produção do audiovisual nacional.
Também favorece o intercâmbio entre países ibero-americanos e de língua portuguesa. Todas as informações sobre as inscrições, o regulamento, notícias, galeria de fotos e contatos também estão disponíveis no site www.cultura.ufma.br. O Guarnicê 2011 terá mostras competitivas e não competitivas. Aceitará somente filmes na bitola 35 mm e vídeos realizados no sistema NTSC em qualquer formato de captação. As mostras não competitivas serão realizadas em sistema de itinerancia.
Publicitários e Jornalistas de TV
Serão constituídas de vídeos e filmes em curta, média e longa metragem, convidados ou que não se enquadrem nos critérios da competição. Poderão concorrer na edição 2011, filmes de média e curta metragem. Terá os concursos Guarnicê de Filmes e Vídeos; Troféu Guarnicê para Tele-Reportagem, exclusivo às emissoras de televisão do Maranhão; Troféu Guarnicê para Comercial, destinado apenas às agências e produtoras de vídeos maranhenses e Troféus Guarnicê para Vídeo 1 Minuto e Videoclipe.
Podem participar cineastas e videoastas brasileiros, ibero-americanos e de países da língua portuguesa. “Cada participante poderá inscrever até dois filmes e/ou vídeos, de longa, curta e média metragem. O festival tem tema livre”, informa o diretor do Departamento de Assuntos Culturais, Prof. Dr. Alberto Pedrosa Dantas Filho. Ele informa ainda que “a duração para Curta Metragem é de até 15 minutos, Média Metragem (16 a 59 minutos) e Longa Metragem (70 a 130 minutos)”, observa Alberto Dantas Filho.
Declaração do ECAD
Não serão aceitos de nenhuma forma trabalhos que já competiram nas edições anteriores do Festival Guarnicê de Cinema. O responsável pela inscrição deverá permitir a doação de uma cópia da sua obra audiovisual em mídia digital no formato DVD, por meio do preenchimento da Ratificação de Permissão à UFMA para incorporação ao acervo do Departamento de Assuntos Culturais. Para todos os trabalhos (filmes e vídeos), o responsável pela inscrição deverá enviar Declaração à coordenação do Festival informando, que dispensa cobrança oriunda de direito autoral por parte do ECAD (Lei 9.610/98).
Essa declaração será assinada pelo autor da Trilha Sonora e o diretor da obra audiovisual. A inscrição do trabalho deverá constar de: a) Preenchimento da ficha de inscrição, tendo em anexo fotos, releases, currículo em CD-ROM (extensão JPEG ou TIFF) para imagens com 300 dpi e para textos em Word para divulgação. “Cada trabalho deve ser gravado em DVD, individual e identificado com nome, endereço, telefone e e-mail e Declaração dos Direitos autorais e Ratificação de Permissão”, disse Dantas.
“Os trabalhos inscritos e seus anexos deverão ser entregues ou enviados por postagem à: UFMA/PROEX/DAC - FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA. Rua Grande, 782 - Centro. CEP: 65020-250. São Luís/MA”, observa José de Jesus Guterres, coordenador técnico do 34º Festival Guarnicê de Cinema. “Os trabalhos poderão ser enviados ainda para o email: dac.audiovisual@ufma.br, até às 18h na coordenação do Festival Guarnicê de Cinema e até as 23h59 de 10 de junho de 2011 pela internet.
Links Patrocinados
FONTE: Jornal Pequeno

0 comentários:

Postar um comentário