quinta-feira, 21 de abril de 2011

LIDERANÇAS DO BAIRRO DA AREIA RECEBEM LIDUÍNA TAVARES E DEP. BIRA DO PINDARÉ

 Por Zezinho Casanova

       Diversas lideranças do histórico Bairro da Areia no Municipio de Bacabal estiveram reunidos sábado(16) às vinte horas em espaço da propria comunidade na rua da areia, com o Deputado Estadual Bira do Pindaré e Vereadora Liduína Tavares, participaram também da reunião representantes da Rede Bacabalense de Cultura, professores e juventude.
       A reunião aconteceu em clima de reividicação e desabafos, as lideranças do bairro afirmaram estarem esquecidos e ignorados por gestores e políticos bacabalenses e que se sentem obrigados a recorrem a políticos de outros municipios para serem ouvidos.A Vereadora Líduína Tavares que já mantem um bom relacionamento com as lideranças populares daquele bairro ouviu atentamente as reividicações de todos e assumiu compromisso de contribuir para a melhoria da qualidade de vida daquela comunidade, entre os compromissos assumidos está a realização de diversos cursos, dentre eles podemos detacar o Curso de Alimentação Alternativa, Riclagem, Atendimento em farmácia, trabalho de equipe, Oficina de Teatro e Orçamento Participativo, todos esses cursos e oficinas a comunidade realizará em parceria com a Cáritas Interncional, RECID - Rede de  Educação Cidadã, ligada à assessoria especial da presidencia da Republica e Rede Bacabalense de Cultura.
          Quanto ao Deputado Bira as cobranças foram mais gerais e amplas, a  principal reividicação da comunidade concentrou-se na possibilidade da construção da Praça do PAC ganho por Bacabal e sem local definido para construção. 
ENTENDA O CASO:
            Bacabal foi uma das cidades contempladas no Maranhão com uma das praças do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
As propostas foram selecionadas por representantes do Grupo Executivo do PAC, do Ministério da Cultura, do Ministério do Esporte e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

         "A praça selecionada para Bacabal é o modelo II com tamanho de 3.000 m² e segundo o documnto de aprovação, publicado no Diário Oficial da União, está prevista para ser construída na Avenida Barão do Rio Branco, centro. Mas quem conhece essa avenida sabe que lá não há espaço para construir praça, a menos que sejam destruída as que lá existem (Praça Santa Terezinha ou Praça do Colégio Arimatéia Cisne). Isso leva a crer que a praça do PAC de Bacabal será construída em outro local."O comentário não oficial  é que será construida nas imediaçoes do bairro Novo Bacabal.

        "Bacabal passou apenas por mais uma etapa de seleção, para que a praça seja construída é necessário que a Prefeitura apresente os documentos e projetos técnicos necessários para a celebração dos termos de compromisso nos prazos determinados. Isso significa que, caso o projeto não se realize, a culpa será do executivo municipal por não ter cumprido as exigências do programa.

       O dinheiro para construir essas praças é proveniente do Governo Federal, cabe às prefeituras apenas a execução das obras. Mesmo assim, nas próximas eleições municipais, caso a construção se concretize antes, será possível ver candidatos de Bacabal e das outras cidades, discursando que conseguiram uma praça de ultima geração para a cidade. Alguns até podem dizer que a praça foi construida com recursos próprios da prefeitura, uma total mentira."

COMO É A PRAÇA DO PAC DESTINADA PARA BACABAL?

         A praça do PAC para a cidade de Bacabal é o modelo II que prevê a construção de duas edificações multiuso com cine de 60 lugares, telecentro, biblioteca, salas multiuso e CRAS. O projeto contempla ainda a construção de pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada. O valor de investimento previsto para o modelo II é de até R$ 1,9 milhão.

IMAGEM - Praça do PAc destinada para Bacabal - Modelo II
                     Praça do PAC destinada para Bacabal - Modelo II
          A reividicação da comunidade do bairro da areia é que a praça seja construída no bairro,mas a prefeitura alega não possiir espaço publico(terreno) para construir a obra, mas   diversas associaçoes culturais e comunitárias do bairro uniram-se para pleitinar a doação de um terreno localizado na rua da Areia pertecennte ao DNIT, o que precisa de todo um tranmite legal para doação, o referido terreno é há muito anos cuidado pela comunidade que o utiliza com Campo de Pelada, mas à noite o mesmo já foi por diversas vezes cenário de crimes e contravenção, a comunidade alega ainda que no bairro da areia a praça poderá ser melhor aproveitada por todos os bacabalenses por ficar mais proximo do centro da cidade.
         O Deputado Bira do Pindaré ouviu ainda reclamações quanto à Segurança no bairro da areia e em toda Bacabal, o crescismento de assaltos e mortes no bairro assusta a comunidade que se sente acuada por bandidos em sua maioria menores de idade que precisam de ocupação e educalçao de qualidade. Bira ouviu a todos atentamente e prometeu colaborar no que fosse possível para amenizar a situação. A comunidade espera que esta reunião tenha eco na Assembléia Legislatica do Estado e na Câmara Municipal de Bacabal, nas esperança que novos dias virão para o bairro da areia e Bacabal

0 comentários:

Postar um comentário