quinta-feira, 28 de abril de 2011

Moradores de Lago dos Rodrigues reclamam de atendimento e falta de médicos em hospital

Inaugurado pelo governo do Estado no dia 23 de junho do ano passado, os serviços oferecidos pelo Hospital de Lago dos Rodrigues (distante a 240 km de São Luís) – o primeiro entregue dentro do ‘Programa Saúde é Vida’ – têm sido motivo de reclamação dos morados do município.

Os pacientes da cidade reclamam da falta de médicos e de profissionais qualificados no quadro de funcionários do hospital, além da péssima qualidade do atendimento na casa de saúde.
Entre as especialidades contidas no cronograma do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do hospital da cidade (contém um total de 20 leitos), que tem uma população aproximada de oito mil habitantes, estariam Clínicas Médica e Cirúrgica, Pediatria e Obstetrícia.
De acordo com informações repassadas ao blog, mesmo aberto normalmente, os moradores afirmam que faltam médicos. Relatam que de nada adiantou um hospital novo já que os casos graves têm que ser encaminhados quase sempre para os distantes Socorrões de São Luís e o Regional de Presidente Dutra – construído no governo do Dr. Jackson Lago, com equipamentos modernos e atendimento de qualidade à época, atualmente com a falta de médicos e de materiais cirúrgicos. Segundo eles, no tão badalado Hospital de Lago dos Rodrigues existem apenas Clínicos Gerais para fazerem o atendimento de todos os casos.
“São poucos médicos, quando há um acidente um pouco mais grave temos que ir para o hospital de Presidente Dutra ou então para São Luís. O clínico, por exemplo, faz o trabalho do pediatra. Falta gente capacitada”, afirmou o morador Emilio Fernando Costa, 23 anos, ao ressaltar que existem médicos insuficientes para realizarem os atendimentos.
“Tem dia que só há um para atender todo mundo”, relatou. Eles denunciam que a maioria dos servidores técnicos (enfermeiros e técnicos de enfermagem) não concluíram a graduação e que grande parte, segundo eles, foram contratados por indicação política.
“Certa vez tive que tomar uma injeção Benzetacil, que requer um teste antes de ser aplicada. Mas o médico nem apareceu e o enfermeiro de imediato foi logo aplicando”, narrou Thales André, autônomo e que há nove anos reside em Lago dos Rodrigues. Ele disse que eles e amigos já precisaram se deslocar por várias vezes a São Luís para serem atendidos.
Os moradores de Lago dos Rodrigues e das redondezas afirmam ainda que por muitas vezes não são bem tratados e reclamam da demora no atendimento. “A gente custa a ser recebido e, em alguns casos, nos tratam com certa hostilidade”, contou o morador Mauro Barros, 49 anos, técnico de máquinas.
Entramos em contato com a secretaria de Saúde a fim de obtermos um posicionamento acerca das denúncias, mas até o momento não obtivemos resposta.
FONTE: Blog do John Cutrim

0 comentários:

Postar um comentário