quarta-feira, 27 de abril de 2011

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O programa Rumos Itaú Cultural está recebendo (em 2011) projetos em tres áreas de expressões: Artes VisuaisEducação, Cultura e ArteJornalismo Cultural .Veja abaixo o resumo das características de cada edital. No site www.itaucultural.org.br/rumos todos poderão obter as informações completas: público alvo, prêmios, formas de envio de trabalhos, regulamento, e-mail tira-dúvida, outras informações.
 
Em atividade desde 1997 o programa Rumos é uma ferramenta de apoio à produção artística e intelectual e sintonizado com a realidade e criatividade brasileiras. O caráter nacional do programa mobiliza artistas, especialistas, pesquisadores, educadores (formal e não formal), estudantes e instituições parceiras, que fazem da cultura uma linguagem comum de fortalecimento da cidadania e das características múltiplas do povo brasileiro.
 
Resumos dos editais:
 
. edital Rumos Artes Visuais, edição 2011-2013
- Objetivo: Incentivar e divulgar a produção de artistas emergentes no Brasil.
- Público alvo: jovens artistas de formação diversa atuante no país e ter iniciado sua trajetória profissional a partir de 2000. A obra a ser enviada para o edital deve ter sido produzida a partir de 2008, podendo estar concluída ou em forma de projeto. A inscrição pode ser individual ou como membro de coletivo. Mais informações: www.itaucultural.org.br/rumos
- Prazo de inscrição: até 29 maio 2011
- Dúvidas: envie e-mail para rumosartesvisuais@itaucultural.org.br
 
 
. edital Rumos Educação, Cultura e Arte, edição 2011-2013
- Objetivo: Apoiar a formação de profissionais que desenvolvem propostas diferenciadas nos campos da cultura e da arte por meio da educação não formal. Contribuir para a continuidade e o aperfeiçoamaneto nas práticas de convergência entre cultura, educação e arte.
- Público alvo: educadores, arte-educadores, educadores sociais, artistas, artistas-formadores, mestres de educação popular, mediadores e agente culturais. Importante: Os profissionais podem ter formação diversificada, inclusive autodidadata e não escolar ou acadêmica. O candidato deste edital deve apenas preencher o formulário com um relato da experiência (por escrito ou em áudio ou vídeo). A experiência deve ter tido início em data anterior a março de 2010 e estar em andamento até, pelo menos, 30 de junho de 2011. Mais informações: www.itaucultural.org.br/rumos
- Prazo de inscrição: até 30 de junho de 2011
- Dúvidas: envie e-mail para rumoseducacao@itaucultural.org.br
 
 
. edital Rumos Jornalismo Cultural, edição 2011-2012
- Objetivo: reafirmar a importância de se trabalhar para uma melhor compreensão dos papéis e das funções da mídia, da academia e dos diversos agentes no jornalismo cultural brasileiro.
- Prazo de inscrição: até 15 de julho de 2011
- Dúvidas: envie e-mail para rumosjornalismo@itaucultura.org.br 
- Público alvo: o edital possui 02 (duas) carteiras com públicos alvo distintos e temas diferenciados, a saber:
 
. Carteira Estudante [exclusivo para estudantes do curso de graduação em Comunicação Social e/ou Jornalismo que estejam cumprindo entre 30% e 60% dos créditos curriculares (equivalentes ao terceiro e ao quinto semestres].
. Carteira Professor [exclusivo para professores de graduação e/ou Pós-Graduação com pelo menos dois anos de experiência como professor de jornalismo e/ou Comunicação Social].
 
Na Carteira Estudante as inscrições se dão com reportagens para editoria de cultura de acordo com orientações detalhadas no edital, disponíveis no site www.itaucultural.org.br/rumos. O estudante pode optar em enviar trabalhos de reportagem em quatro modalidades: reportagem impressa; reportagem radiofônica; reportagem audiovisual; web-reportagem.
 
Na Carteira Professor as inscrições se dão por meio de ensaios que tratem das possíveis relações entre os cursos de jornalismo e as empresas jornalísticas, com destaque na formação dos futuros jornalistas. Não há necessidade do professor atuar na cadeira de jornalismo cultural.   
 
 
Sobre a caravana Rumos
Uma equipe de especialistas nas áreas de expressões dos temas dos editais está percorrendo dezenove capitais do Brasil, realizando palestras, oficinas, laboratórios e aulas-espetáculo com o intuito de ampliar a discussão sobre os temas dos editais. Saiba tudo sobre o roteiro desta itinerância, depoimentos, imagens, fotos e bastidores da "caravana" Rumos no blog http://rumositaucultural.wordpress.com/ .
Mais informações: www.itaucultural.org.br/rumos
 
NOTA DO DIÁRIO DO MEARIM: Contamos com a sua inscrição! Participe!. Por favor, redirecione este informativo para a sua rede de contatos.

0 comentários:

Postar um comentário