quinta-feira, 28 de abril de 2011

Deficientes de Bacabal afirmam que Casa dos Autistas da MTV é uma das maiores bizarrices da história da TV

A MTV, embora seja do grupo Abril (que edita Veja e muitas outras porcarias), tem um histórico de pautar e até apoiar bons temas e debates no latifúndio improdutivo de ideias que é a grande mídia.
Música independente, democratização da comunicação, descriminalização das drogas, racismo, machismo e outros tipos de preconceito, entre tantos assuntos censurados pelo grosso da mídia comercial, já foram abordados na filial brasileira da emissora musical dos EUA.
Neste mesmo blog já saudei (aqui e aqui) a criatividade irônico-iconoclasta do pessoal do Comédia MTV, criadores do Gaiola das Cabeçudas.
Desta vez, entretanto, o canal cometeu um erro que já entra para a galeria das maiores bizarrices da história da TV no Brasil.
No final de março, ao exibir o quadro “Casa dos Autista” , a MTV não apenas tratou de forma preconceituosa e irresponsável um tema complexo e delicado. Ela reforçou um estereótipo irreal que desinforma e prejudica o trabalho de milhares de pessoas que lutam por políticas públicas adequadas para facilitar a integração e a convivência de quem possui autismo ou qualquer outro tipo de transtorno mental.
Dito de forma clara, a MTV violou direitos. Direitos humanos, como a dignidade e o direito à informação.
Desculpas formais — como foi feito através de nota oficial — não bastam.
O mínimo que se pode esperar da emissora é a realização de um programa ou uma série de programas para debater o assunto com especialistas, militantes, autoridades públicas e, obviamente, pessoas autistas.
Criei uma petição pública eletrônica para repudiar o quadro bizarro e cobrar da MTV este direito de resposta*. Se o mesmo não vier, eu mesmo serei um proponente de ação judicial contra o canal.
Para assinar a petição, clique no link abaixo:
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N9305
.

Comédia MTV – Casa dos Autistas


Apesar de ter ganho notoriedade apenas há poucos dias, a repercussão negativa do episódio foi enorme. Na Câmara dos Deputados, diversos parlamentares protestaram e criticaram duramente o quadro. O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que é jornalista de formação, encaminhou representação contra a MTV ao Ministério Público Federal.
Já a deputada Rosinha da Adefal (PTB-AL) fez pronunciamento sobre o caso e afirmou que irá discutir o mesmo na Frente Parlamentar dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Para saber mais sobre autismo: www.autismo.org.br (a animação que abre o site é tocante e suficiente para quebrar vários preconceitos)

Criatividade nem sempre se encontra com respeito
O João Kléber e a Rede TV! protagonizaram o primeiro grande caso que deu origem a um direito de resposta em razão de violações de direitos humanos. Em 2005 foi veiculada a série “Direitos de Resposta”, abordando praticamente todos os direitos humanos, além de temas como direitos dos telespectadores e humor na TV.
Para saber mais sobre aquele movimento que representou um marco e uma vitória histórica na luta pelos direitos humanos e pela democratização da comunicação:
http://www.direitosderesposta.com.br
O BLOG DIÁRIO DO MEARIM ouviu diversos militantes do movimento  pelos direitos das pessoas com deficiencia e mobilidade reduzida que se declararam indignados  pela forma  grosseira como o  AUTISMO está servindo de base  humoristica no progrma dea MTV. O Diário do  Mearim está entrando em contato com  autoridades em Brasilia e espera que os deputadados e senadores eleiitos por Bacabal se pronuncie neste debate. Voltaremos a postar novidades a qualquer momento.
fonte: Rogério Tomaz Jr.

0 comentários:

Postar um comentário