No final do dia 18/04/201, o Juiz da Comarca de São Mateus, Marco Aurélio Barreto, suspendeu os efeitos da Liminar de Reintegração de Posse a favor da empresa KBF Participação e Empreendimentos Ltda e contra as familias das comunidades Diamantina e Faveira, municipio de Alto Alegre do Maranhão. Além de suspender os efeitos da liminar o juiz julgou-se incompetente para julgar o feito por se tratar de um imóvel em processo de desapropriação pra fins de reforma agrária, pelo INCRA. Agora o processo será remetido à Justiça Federal a quem cabe o julgamento de casos em que há interesse da União.
Essa é uma vitória resultante da resistência da comunidade e da articulação da entidades de apoio às lutas dos camponeses e camponesas deste Estado.
Mas o sinal continua amarelo, pois circula a notícia de que estão sendo contratados 40 jagunços/pistoleiros para espalhar pânico e terror nas comunidades. Lembrando: em 2009 os camponeses e camponesas de Retiro Velho, município de São Mateus foram expulsos à bala por pistoleiros a serviço do latifúndiario Francisco Nobre Macedo.
Os órgaos de Segurança Pública do Estado do Maranhão tem o dever de desarticular o bando de jagunço, investigar os arrigimentadores e puni-los.
fonte: CPT/MA
quinta-feira, 21 de abril de 2011
COMUNIDADES RURAIS DE ALTO ALEGRE DO MA EM CONFLITO
abril 21, 2011
No comments
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário