Mulheres sofrem mais por causa dos hormônios. Tratamentos devem se adequar aos momentos
A enxaqueca é uma doença química e crônica que provoca dor, geralmente latejante, na região da testa e nas têmporas e piora se a pessoa fizer esforço físico. Porém, antes que ela se manifeste, é possível perceber alguns sinais de alerta. Segundo o neurologista especializado em dores de cabeça, Abouch Krymchantowski, “independente da fase da vida, febre alta, dor com o pescoço rígido, com vômito ou com alterações na visão indicam a chegada da dor da enxaqueca”.
Existem vários fatores que fazem as crises de dor se manifestarem no portador de enxaqueca. Certos alimentos e bebidas, como chocolates, itens com corantes artificiais ou em conserva; além de componentes emocionais, estresse e mau sono, podem gerar a dor de cabeça. Entretanto, em comparação ao homem, a mulher apresenta um agravante: a oscilação hormonal.
A variação dos níveis de estrogênio no sangue fazem com que, desde a puberdade, a mulher portadora de enxaqueca possa apresentar dores no período pré, durante e após a menstruação. Aquelas que usam pílulas anticoncepcionais são ainda mais propensas às crises, já que no intervalo entre as cartelas do remédio, a quantidade de estrogênio no sangue cai mais bruscamente.
Por causa das mudanças que acontecem ao longo da vida da mulher, o tratamento da enxaqueca deve levar em conta todas as suas diferentes fases: período fértil, gravidez, amamentação e menopausa. “As mulheres em idade fértil, grávidas ou amamentando não podem usar os mesmos medicamentos que as não mais férteis”, afirma Abouch.
O cuidado é fundamental para que a terapia possa ser eficiente e não haja efeitos colaterais. A automedicação, principalmente com o uso de analgésicos, não é recomendada. “Na mulher, ela pode causar distúrbios transitórios ou permanentes de fertilidade”, afirma o neurologista.
“Quando a dor de cabeça passa a se manifestar pelo menos uma vez por semana, de forma realmente incômoda ou incapacitante, é a hora de procurar um médico. Dor muito intensa em quem não não costumava ter antes, também é motivo de preocupação”, alerta Abouch.
CRISES NAS DIFERENTES FASES
INFÂNCIA
Crianças portadoras de enxaqueca, quando manifestam dores é devido a influência de hábitos alimentares não regrados e exageros de alimentos com corantes artificiais. “Porém o peso da alimentação ainda é muito pequeno”, diz Abouch.
IDADE FÉRTIL
O fator hormonal é um dos deflagradores da crise de enxaqueca. Devido à oscilação constante da quantidade do hormônio estrogênio no sangue, nesta fase a mulher tem crises mais intensas que “vão e vem” por vários dias, principalmente durante a menstruação.
GRAVIDEZ E LACTAÇÃO
É possível que a mulher tenha a primeira crise durante a gravidez. Porém, o contrário também é possível. “O alto nível dos hormônios da gravidez, evitam as crises”, diz Abouch.
MENOPAUSA
Por causa dos baixos níveis de estrogênio e da queda da oscilação, a frequência da dor diminui. Entretanto, as mulheres que, nesta fase fazem reposição hormonal podem apresentar piora das dores.
FONTE: O Dia
sábado, 8 de maio de 2010
Atenção Mulheres:Enxaqueca exige muitos cuidados por toda a vida
maio 08, 2010
No comments
Se você já sentiu uma dor de cabeça que não lhe deixa fazer nada, atenção: esta pode ter sido a sua primeira manifestação de enxaqueca. A doença genética atinge homens e mulheres, mas são elas as maiores vítimas — e em todas as fases da vida. Por isso, cada momento exige um tratamento individualizado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)






0 comments:
Postar um comentário