segunda-feira, 25 de julho de 2011

Neurociência explica comportamento de risco sexual extremo

Alteração no sistema de recompensa do cérebro leva homens a se contaminar de forma voluntária com o HIV
GIULIANA MIRANDA

Por que alguém participa de uma orgia sexual sem camisinha que inclui sabidamente participantes contaminados com o HIV? É o que estudos de neurociência vem tentando explicar.
As convenções de “barebacking”, também conhecidas como “roletas-russas sexuais”, reúnem dois grupos de participantes (a maioria homens): os infectados com o vírus HIV e os não infectados.
O primeiro grupo é conhecido como “gift givers”. Os que “dão presentes”, em tradução literal. Eles estão dispostos a infectar outras pessoas com o HIV. Ou seja, entregar o “presente”.
A segunda categoria é conhecida como “chasers”: os caçadores do vírus HIV.
As convenções, marcadas por meio de fóruns na internet, exigem que todos fiquem nus e façam sexo em público.
“Para quem faz parte dessas reuniões, é só o prazer que importa. Todos nós temos um mecanismo que nos faz avaliar se um comportamento vale a pena ou não. Para essas pessoas, sempre vale”, diz Alexandre Saadeh, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP.
Em palestra no “7º Congresso Brasileiro do Cérebro, Comportamento e Emoções”, que foi realizado em Gramado (RS), o psiquiatra apresentou uma abordagem científica para explicar a prática.
PRAZER E PERIGO – Para o especialista, trata-se de uma alteração no sistema de recompensa do cérebro - o responsável por nos fazer sentir prazer.
“No cérebro, a região responsável pela sensação de perigo é muito próxima à do prazer. Então, existe uma interferência”, explica Saadeh.
“O mecanismo que leva à roleta-russa sexual é a excitação do perigo. É a mesma que faz alguém querer fazer sexo na rua ou no avião. A diferença é que, no primeiro caso, existe uma exacerbação extrema”, diz o psiquiatra.
Para Saadeh, com os avanços da medicina, os participantes já não encaram a Aids como uma doença mortal.
Eles sabem que, se contaminados, poderão viver por muitos anos se usarem o coquetel contra o vírus. Por isso, passam a encarar a infecção de uma maneira positiva.
“Ser contaminado com o HIV representa o fim do medo. Como eles já estão infectados com o maior dos temores, acreditam que podem transar sem camisinha livremente”, diz Saadeh, que também coordena o Amtigos (Ambulatório de Transtorno de Identidade de Gênero e Orientação Sexual)
Para o pesquisador, o fato de a prática ser mais masculina evidencia diferenças cerebrais em relação ao comportamento sexual. “A composição cerebral do homem aumenta sua tendência a essas compulsões pelo prazer.”
O tema é tabu nos consultórios. “Os pacientes relutam em falar. Só é possível abordar o tema depois de estabelecer uma forte relação de confiança”, disse Saadeh.

0 comentários:

Postar um comentário