quarta-feira, 27 de julho de 2011

Mauricio de Sousa vai lançar versão adulta da Turma da Mônica em 2012

fonte: Correio Braziliense

O desenhista Mauricio de Sousa prepara-se para lançar no próximo ano uma versão adulta da Turma da Mônica, inserida em um projeto que ele garante ser inédito no mundo. Vai elaborar histórias em que os leitores seguirão, quase que em tempo real, o cotidiano de suas criações, e em vários casos protagonizarão desde nascimentos até funerais. "Os leitores lerão histórias em que acompanharão o dia a dia dos personagens. Poderão vê-los comer, namorar, casar, ir ao banheiro, crescer, amadurecer, ter filhos e até morrer", revelou ao Correio o rei dos quadrinhos brasileiros


"Será uma nova série de revistas, nas quais, precisarei da consultoria de psicólogos, educadores, sociólogos, entre outros especialistas, que me ajudarão a fazer com que essas histórias sejam ricas e interessantes", revela o quadrinista
Diante da novidade, surge a pergunta sobre a "imortalidade" de Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, com a qual todos estão acostumados ou, pelo menos, presumiam assegurada. "As pessoas vivem e um dia morrem, por que tem que ser diferente nos quadrinhos?", devolve em tom desafiador Mauricio de Sousa, deixando no ar uma dúvida que poderá causar curiosidade e até apreensão em muitos fãs.

Garantia, mesmo, ele só dá quanto à liberdade dessa iniciativa em relação aos outros projetos. Será uma revista independente dos gibis em que a turminha mais amada do Brasil vive aventuras na infância. Tampouco se misturará com a Turma da Mônica Jovem.

Independência
"Será uma nova série de revistas nas quais, além de roteiristas e desenhistas, precisarei da consultoria de psicólogos, educadores, sociólogos, entre outros especialistas, que me ajudarão a fazer com que essas histórias sejam ricas e interessantes." Nos primeiros esboços que preparou, por exemplo, Mônica em 2012 terá 17 anos, no ano seguinte, 18, e assim por diante, o que também acontecerá com os demais "filhos" do criador de Bidu. Ele quer que as histórias tragam a riqueza do que é viver e enfrentar a vida, mas sob um aspecto mais íntimo do personagem, com momentos bons, ruins, sempre com uma lição.

"Eu quero recuperar um pouco do que foram os folhetins", disse. O artista se referiu a um tipo de texto que narrava, com realismo ou fantasia, histórias divulgadas por capítulos nos jornais. Essas publicações tiveram seu apogeu no século 19 e ainda até a primeira metade do século passado poderiam ser encontradas em periódicos do interior do Brasil.

Para quem questiona se é possível ressuscitar algo que acabou, Sousa reponde: "O ser humano é curioso, basta saber calibrar bem uma fórmula antiga, de modo a que atenda ao que as pessoas querem, que a chance de êxito é grande". E para quem torce o nariz a essa nova ideia, ele complementa: "No começo, só eu acreditava na Turma da Mônica Jovem. Cinco anos depois da primeira ideia, nos tornamos um projeto editorial de sucesso imitado no Brasil e lá fora".

Mas até que idade será que Mônica poderá dar coelhadas? "Dia desses, li que cientistas informaram que está entre nós a pessoa que viverá 150 anos, e sei que em algum lugar da minha mesa tenho uma entrevista com alguém que garante que poderemos viver mil anos", se esquiva novamente o risonho e eterno menino, que em 27 de outubro completará 76 anos. Ah, sim, por integrar a Academia Paulista de Letras, Mauricio de Sousa se tornou imortal.

Um comentário: