terça-feira, 19 de julho de 2011

Wikipédia Lança Sistema de Classificação de Artigos


A Wikipédia anunciou recentemente que vai disponibilizar em todo o site um sistema de rating que permitirá que os visitantes classifiquem artigos em uma escala de 1 a 5, baseada em confiabilidade, objetividade, integralidade e qualidade de escrita. Os avaliadores têm a opção de se identificar como especialista do assunto de qualquer artigo que classificarem.
A Wikipédia diz que depois dos testes limitados com o recurso, a resposta do usuário tem sido bastante positiva; os leitores classificaram o sistema de classificação como útil, e sentiram necessidade de dar o feedback, além de terem sido motivados a escrever os próprios artigos pela primeira vez após o uso da ferramenta de classificação. Os dados das classificações dos artigos também estão disponíveis para exportação e análise exterior sob uma licença doCreative Commons. O recurso está limitado apenas para a Wikipédia em inglês.
No final do mês passado, a Wikipédia apresentou o Love Button – uma maneira simples para os usuários compartilharem feedback sobre as contribuições do site. A organização afirmou que o feedback positivo foi um fator importante para atrair novos editores que continuarão incrementando o site. Facilitar a visualização e entrada de feedbacks é uma importante parte da estratégia do site para manter novos editores envolvidos.
Classificar artigos parece ser uma maneira ainda mais fácil das pessoas darem feedback – e depois que você já contribuiu, por que não ir além e melhorar o artigo que acabou de ler?
wikipediarating Wikipédia Lança Sistema de Classificação de Artigos
Seis anos atrás, a Wikipédia competia com a Enciclopédia Britânica em um estudo publicado na revista Nature. Os cientistas que publicaram o estudo descobriram que grande parte dos artigos sobre ciência e fatos da Wikipédia eram superiores às da Britânica. Claro que, quando os cientistas acharam artigos incompletos na Wikipédia, eles nem se deram o trabalho de complementá-los.
Isso foi há seis anos. A Wikipédia vem melhorando substancialmente desde então, está mais confiável e seu uso se expandiu. Mas claro que não agrada a todos. Basta procurar pela web artigos sobre a Wikipédia que você verá MUITOS comentários não muito satisfeitos com a enciclopédia. Mas, vamos dizer que a Wikipédia é uma grande rede de colaboração, e que, por vezes nos surpreende com seu conteúdo.
A Wikipédia afirmou que o teste inicial foi em 100.000 artigos, agora o recurso de avaliação será lançado periodicamente para mais 370.000 páginas até que todos os 3,6 milhões de artigos escritos em inglês possam ser classificados.
Agora veremos quando este recurso chegará por aqui. Por enquanto, o que podemos fazer é editar os artigos incompletos para contribuir com a colaboração.
FONTE: wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário