quinta-feira, 28 de julho de 2011

Imagem causada pelo movimento solar mostra 'rosto' no astro

image001.jpg

Pareidolia (ilusão de ótica) espacial. Crédito: SDO/NASA
O Solar Dynamics Observatory [Observatório de Dinâmica Solar, SDO] da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) capturou a cena de um "rosto" na superfície solar. As imagens registram o movimento solar em dezembro de 2010 e mostram tanto um "sorriso",  quanto expressões "amarguradas". O aparente rosto no Sol é causado pelo movimento solar.

O vídeo começa com imagens captadas na superfície do Sol e chegam até a coroa, a parte mais externa, um envoltório luminoso constituído de plasma. A variação nas cores está no fato de as imagens terem sido tiradas com temperatura de cor diferentes. O satélite tem capturado imagens fantásticas e em alta definição das atividades solares. Ele faz 80 imagens do astro-rei a cada minuto, gerando 1,5 terabites de dados por dia, o equivalente a meio milhão de músicas baixadas no iTunes.

Também com base nas imagens do SDO, um estudo publicado no periódico científico Nature explica porque a coroa do Sol alcança temperaturas centenas de vezes superiores a outras partes do astro que estão muito mais perto do núcleo, que produz o calor.

Para aquecer a coroa solar a vários milhões de graus e acelerar a centenas de quilômetros por segundo, os ventos solares que se propagam em todas as direções, inclusive em direção à Terra, é preciso energia, escrevem Scott McIntosh, do Centro Nacional Americano de Pesquisa Atmosférica, e outros pesquisadores na revista Nature.
A temperatura alcança aproximadamente 6.000 ºC na superfície do Sol e dois ou três milhões de graus na coroa, apesar desta última se encontrar muito mais longe do núcleo, onde ocorrem as reações nucleares que produzem o calor...

0 comentários:

Postar um comentário