Segundo dia do III Encontro Maranhense de História da Educação (EMHE) teve realização de três mesas redondas. Durante a manhã de hoje ocorreu no auditório do Centro de Ciências Sociais (CCSo), a mesa redonda “Instituições Escolares de Educação Primária”. A tarde foram realizadas as mesas redondas “Currículo , Didáticas e Métodos de Ensino”, às 14h30 e , em seguida, “Vida e Formação de Professores”, às 16h30, com participação do membro da Academia Maranhense de Letras, Carlos Gaspar, que falou sobre a vida Antônio Lobo. A mesa foi coordenada pela profª. Ms. Leoneide Maria Brito Martins.
Amanhã, 13, o encontro será iniciado às 8h, com a realização de Comunicações em salas do CCSo. Às 10h15 acontecerá a primeira mesa redonda do dia, com o tema “Ensino, Aprendizagem e Cotidiano Escolar” e coordenação da profª. Ms. Cláudia Maria Pecegueiro.
A tarde, às 14h30, acontecerá a Conferência sob coordenação do prof. Ms. Samuel Luís Velázquez Castellanos e a mesa redonda “Experiências de Pesquisas e Estudos em História da Educação no Maranhão”, às 16h, no auditório do CCSo, coordenada por Diana Rocha da Silva.
Segundo o coordenador do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (NEDHEL), César Castro, amanhã, às 16h, haverá o lançamento do livro “Leituras, Impressos e Cultura Escolar”, que contém todas as conferências, mesas-redondas e trabalhos apresentados no encontro do ano passado. Na ocasião, também será lançado o site do NEDHEL, onde estará disponível toda a documentação dos presidentes de Província e dos governadores do Estado do Maranhão desde 1835 até 1930. No site o visitante terá acesso a um livro lançado no ano passado que contém todas as leis que regulamentaram as instituições públicas do Maranhão Império.
O último dia do III Encontro Maranhense de História da Educação será iniciado com Comunicações, às 8h, depois terá Conferência de encerramento, às 10h15, coordenada pela profª. Drª Aldivan Bottentuit e com participação do prof. Dr. Luciano Mendes Faria Filho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
FONTE:
O IMPARCIAL
0 comments:
Postar um comentário