Na noite do último sábado (06), o Cine Teatro/Auditório do Engenho Central de Pindaré recebeu autoridades culturais, escritores, pesquisadores e convidados para a Solenidade de Posse de Novos Membros Imortais e Entrega de Títulos Honoríficos promovida pela Academia Mundial de Letras da Humanidade (AMLH), Seccional Vale do Pindaré – MA.
Durante o evento foram empossados como Membros Imortais da AMLH a pindareense Nanci Eulalia Morais Ferreira Leite e Raelvane Costa Chaves, natural do Pará e radicado em Nova Olinda do Maranhão.
Além da posse, os já integrantes da Academia – Edilson Brito, Lindalva Corrêa, Lucimar Miranda e Rejanne Gentil – receberam homenagens com a outorga do diploma “Personalidade Magnífica do Ano”, título concedido pelo Presidente Mundial da AMLH, Dr. Camilo Martins.
Personalidades culturais homenageadas
Representatividade e inclusão
A cerimônia foi conduzida pelo Presidente da Seccional Vale do Pindaré-MA, David Morais, representando o Presidente Mundial da instituição. A solenidade contou ainda com a participação especial da escritora Giselle Marques (Élle Marques), Membro Imortal de diversas Academias de Letras.
Para David Morais, a noite reafirmou o compromisso cultural e histórico da AMLH na região:
“Vivenciamos nesta noite mais um momento que deixa um profícuo legado. Uma contribuição incomensurável para a cultura de Pindaré-Mirim e de todo o Vale do Pindaré. Ademais, um sodalício diversificado, composto por escritores, pesquisadores, professores e pessoas com deficiência (baixa visão e autista) que têm reconhecimento e representatividade”, declarou.
Cultura, público e celebração
O evento reuniu grande público e foi prestigiado por representantes de diferentes segmentos culturais, contando também com apresentações de grupos artísticos de Nova Olinda do Maranhão e de Pindaré-Mirim. Encerrando a programação, os presentes participaram de um coquetel.
O encontro reforçou a valorização de artistas, pesquisadores e agentes culturais da região, destacando o papel da AMLH no fortalecimento da literatura e da identidade cultural no Vale do Pindaré.









0 comments:
Postar um comentário