quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Além dos bancos, os serviços de transporte aéreo também sofrerão mudanças com horário de verão



Foto: Flora Dolores
 O Horário de Verão 2012 terá inicio à zero hora de domingo, dia 21 e terminará no dia 17 de fevereiro de 2013 e mais uma vez o Maranhão não está incluído nos estados que participarão do atraso de relógios em uma hora. Alguns serviços, porém, serão afetados no estado, como bancos e o transporte aéreo, que são regidos pelo horário de Brasília, que seguirá o Horário de Verão.
O Maranhão é um dos 16 estados brasileiros que não participarão do Horário de Verão e com isso os maranhenses precisam ficar atentos aos novos horários de funcionamentos de agências e correspondentes bancários, que continuam a funcionar de acordo com horário de Brasília. A partir de segunda-feira, dia 22, as agências bancárias do Maranhão abrirão às 9h e terão expediente encerrado às 15h. Segundo Pio Gomes de Oliveira Junior, superintendente de Varejo da Superintendência Estadual do Banco do Brasil, os maranhenses não serão afetados de nenhuma forma com os novos horários dos bancos, basta que fiquem mais atentas ao expediente que se inicia uma hora mais cedo e também termina com uma hora de antecedência.
“Hoje já não se vê tanto impacto com Horário de Verão, pois há muitos canais alternativos que as pessoas podem utilizar, como lotéricas, caixas eletrônicos, internet bank e correspondentes bancários”, disse Pio de Oliveira.
Aéreo
Outro serviço que terá mudanças é transporte aéreo, que também funcionará de acordo com o horário de Brasília, segundo a Infraero. A partir de domingo o voos serão adiantados em uma hora, por isso as pessoas devem ficar atentas aos seus bilhetes, pois neles contará o horário vigente em Brasília.
Desde 2008, com a edição de um decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o horário de verão se inicia no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro. O objetivo do Horário de Verão é aproveitar os dias mais longos do verão, que vão de outubro a fevereiro, por causa da posição da Terra em relação ao Sol e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada. Com mais tempo de luz solar, mais energia é economizada nesta época que há mais consumo por causa do aumento na demanda do consumo, resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal.
O novo horário, que dessa vez termina à zero hora do dia 17de fevereiro de 2013, vai vigorar em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal. Nos estados da região Nordeste e Norte ele não irá ser aderido.
FONTE: O Estado

0 comentários:

Postar um comentário