sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Curiosity realiza sua primeira análise de material de Marte


CRÉDITO: NASA
ampliar


O rover Curiosity, que pousou em Marte em 5 de agosto, havia encontrado em sua primeira coleta de material utilizando o braço robótico um pequeno objeto brilhante, que os cientistas primeiro consideraram ser um detrito que caiu do próprio veículo. O controle da missão orientou o robô a despejar o material de volta na superfície marciana, pois querem evitar contaminação do instrumental a bordo com elementos da Terra.

Contudo, o Curiosity encontrou novos objetos brilhantes no local que está investigando, chamado Rocknest pelos especialistas da missão, e que tal como o primeiro objeto encontrado parecem ser de fato de Marte. Os atuais experimentos são uma preparação para a primeira análise a ser realizada pelos equipamentos do robô. A primeira amostra foi apanhada em 7 de outubro, e descartada em seguida. Essas primeiras escavações se destinam a limpar o sistema de coleta do rover.

De acordo com um comunicado da NASA, feito em 15 de outubro: "Outros pequenos objetos de material brilhante na área de Rocknest foram considerados detritos da nave. A equipe de ciências não quer introduzir material do rover dentro dos mecanismos de processamento de amostras".

Mas as novas imagens obtidas de outros objetos brilhantes sugerem que na verdade se trata de um fenômeno marciano, e não detritos do Curiosity. Com isso, o controle da missão liberou o rover para uma terceira escavação na superfície de Marte. O novo comunicado da NASA diz: "A confiança para seguir em frente com a terceira escavação foi baseada nas novas informações, indicando que as partículas brilhantes naquela área são material marciano. Um fator é que estamos vendo esse material brilhante nos torrões de solo de Marte".

E dessa terceira escavação foi obtida a primeira amostra para análise do instrumento CheMin [Química e Mineralogia]. O sensor utiliza difração de raios-X a fim de identificar os elementos químicos das amostras, o que é vital pois os minerais representam um registro das condições existentes quando estes se formaram. Os especialistas da missão dizem que a seguir pretendem descobrir mais a respeito tanto dos detritos que o rover deixou no solo quanto a respeito das partículas brilhantes.
CRÉDITO: NASA
Material brilhante em meio ao solo marciano é natural do próprio planeta
Material brilhante em meio ao solo marciano é natural do próprio planeta
 Nos próximos dias outra amostra será introduzida no SAM [Análise de Amostras de Marte], mais um dos principais equipamentos do Curiosity para determinar se Marte foi alguma vez habitável e adequado à sobrevivência de vida microbiana. O rover explora a Cratera Gale e está no rumo de seu primeiro alvo científico, um local chamado Glenelg que possui uma variedade de terreno interessante, de acordo com os cientistas da missão.

Assista a vídeos do Curiosity

Confira a galeria de fotos

Saiba mais:

Livro: UFOs na Rússia

DVD: 50 Anos de Exploração Espacial – Parte 3
FONTE: EQUIPE UFO

0 comentários:

Postar um comentário