quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Nick Pope fala sobre UFOs e alienígenas


ÉDITO: ARQUIVO UFO
ampliar
Nick Pope, antigo funcionário do Projeto UFO do Ministério da Defesa Britânico

Eu estive envolvido com o assunto dos UFOs desde 1991, mas ao contrário de muitas pessoas com esse interesse, eu não tive qualquer avistamento nem essa atividade era um passatempo para mim, era meu trabalho no governo! Estive no Ministério da Defesa [MoD] por 21 anos, de 1985 a 2006. Tive uma variada e proveitosa carreira, mas de longe minha atividade mais bizarra no MoD foi o que fiz entre 1991 a 1994, quando minhas responsabilidades incluíam pesquisar e investigar UFOs.

O Projeto UFO do MoD começou nos anos 50 com o fabuloso nome de Grupo de Trabalho Disco Voador. Foi iniciado em 1950 pelo conselheiro científico chefe do MoD, o grande pioneiro da tecnologia do radar Sir Henry Tizard, dizendo que avistamentos de UFOs não deveriam ser desconsiderados sem antes realizar-se investigações científicas adequadas.

De fato, as conclusões do Grupo de Trabalho foram de ceticismo. Seu relatório final, liberado em 1951, concluía que avistamentos de UFOs eram erros de interpretação, fraudes ou alucinações, e recomendaram que não fossem realizadas outras investigações. Mas em 1952 o MoD foi relutantemente arrastado de volta ao assunto depois de uma onda de avistamentos durante um grande exercício da OTAN, onde UFOs foram vistos por muitos pilotos da RAF [Real Força Aérea Britânica], e rastreados por radar, exibindo extraordinária manobrabilidade e velocidade.

A suspeita, claro, era que estivessem lidando com russos, não marcianos. Entretanto, o MoD e a RAF mantiveram a mente aberta e os termos de referência do Projeto UFO do MoD simplesmente envolviam investigar todos os avistamentos, a fim de verificar se havia evidência de alguma ameaça contra a Grâ-Bretanha, ou alguma coisa que pudesse ser do interesse da defesa. Esta é uma frase que nós cuidadosamente evitamos definir.

Quando fui designado para essa seção em 1991 não tinha idéia do que esperar. Eu não tinha qualquer interesse em UFOs e nenhuma crença quanto ao assunto. Até onde posso lembrar, o primeiro avistamento que investiguei envolveu luzes brancas, vermelhas e verdes próximas ao Aeroporto de Heathrow! Minha conclusão, sem surpresas, era que provavelmente seria uma aeronave. Muitos dos 200 a 300 avistamentos que pesquisei a cada ano acabaram tendo explicações simples: luzes de aeronaves, balões meteorológicos, meteoros, satélites e vários outros objetos e fenômenos convencionais. Mas ao redor de cinco por cento permaneceram inexplicados e alguns destes casos envolviam avistamentos de policiais, pessoal militar e pilotos.

Um dos casos mais fascinantes que investiguei ocorreu em março de 1993 e envolvia um UFO que sobrevoou duas bases militares. Uma das testemunhas da RAF descreveu uma grande nave triangular que voou lentamente sobre a base da RAF de Shawbury em Midlands, antes de acelerar e desaparecer no horizonte muito mais rapidamente que um jato militar. Nossa primeira suspeita foi que poderia ser uma aeronave protótipo ou um VANT [Veículo Aéreo Não Tripulado], talvez um novo avião espião. Mas nossas investigações não resultaram em nada.

O trabalho envolvia mais do que simplesmente pesquisar UFOs. Um dia típico poderia ter qualquer coisa, de responder questões vindas da imprensa a ajudar crianças com um projeto escolar sobre UFOs. Era uma tarefa fascinante, mas embora eu tenha me tornado conhecido como o Fox Mulder da vida real, o Projeto UFO do MoD não era tão glamouroso como o seriado Arquivo-X!

Apesar de muitas teorias de conspiração sugerir que estávamos acobertando a verdade sobre UFOs, não existia qualquer conspiração. Ou melhor, se autoridades realmente tivessem um UFO acidentado escondido em algum lugar, temo que eles não teriam dito a mim. As pessoas podem ver por si próprias, porque o MoD mantém um processo de desclassificar e liberar todos os arquivos sobre UFOs. E isso porque quando o Ato de Liberdade de Informação foi introduzido, o MoD recebeu mais questões a respeito de UFOs do que sobre qualquer outro assunto!

Frequentemente me perguntam como acho que são os alienígenas ou o que poderia acontecer se encontrarmos extraterrestres. Hollywood já criou diversas respostas a primeira questão, algumas agradáveis, outras assustadoras. Minha opinião é que alienígenas não irão se parecer com nada que possamos remotamente imaginar. Mas uma coisa que penso ser provável é que poderemos vir a lidar com robôs ou ciborgues. Nosso primeiro encontro com extraterrestres talvez envolva inteligência artificial, e sendo esse o caso, eles talvez façam contato pelos nossos computadores: um e-mail vindo de um ET, então fale!
CRÉDITO: BIT-TECH.NET
Game XCOM: Enemy Unknown, mostrando uma autópsia alienígena
Game XCOM: Enemy Unknown, mostrando uma autópsia alienígena
 Quando deixei o Ministério da Defesa, me tornei jornalista e divulgador. Sem surpresas, com base em minha experiência anterior, me especializei no inexplicado, teorias de conspiração e ficção científica. Frequentemente estou envolvido com filmes, séries de TV ou videogames com temas extraterrestres, e atualmente estou promovendo um novo videogame de invasão alienígena chamado XCON: Enemy Unknown. É um jogo de estratégia no qual você constrói um quartel-general, seleciona uma equipe e realiza várias missões que podem envolver qualquer coisa, de derrubar um UFO a combater aliens, e até pesquisar tecnologias alienígenas. O jogo combina táticas com incríveis sequências de ação no combate terrestre. É desafiador e muito divertido.

Confira um trailer do videogame XCON: Enemy Unknown

Saiba mais:

Livro: Quedas de UFOs

DVD: UFOs: Evidências Definitivas
FONTE: Revista UFO

0 comentários:

Postar um comentário