sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Células IPS, grande esperança da medicina por seus potenciais terapêuticos


Prêmio Nobel
Paris - As células IPS, que são células adultas reprogramadas para rejuvenescer e recuperar as propriedades das células-tronco embrionárias (ES) são uma esperança da medicina por seus potenciais terapêuticos.

No centro de pesquisas coroados pelo Prêmio Nobel de Medicina 2012, as "células-tronco pluripotentes induzidas" ou "células IPS" têm sua origem em uma célula adulta diferenciada, que retorna ao estado de célula embrionária pluripotente, graças ao trabalho de engenharia genética.

Na natureza, após a fecundação, o óvulo se divide e rapidamente aparecem as células que dão origem a todos os tecidos do corpo. São as células-tronco embrionárias pluripotentes que têm a capacidade para gerar todos os tipos de células.

Porém, com o desenvolvimento do embrião, as células se especializam e perdem a capacidade de se transformar em células com diferentes funções (células nervosas, cardíacas, etc).

O britânico John Gurdon, um dos premiados com o Nobel em 2012, descobriu, em 1962, que a especialização das células era reversível, ao contrário do que se pensava antes, enquanto o outro vencedor, Shinya Yamanaka, ainda não era nascido.

A equipe do japonês Yamanaka demonstrou em células de camundongo em 2006 e, em seguida, em células humanas em 2007, que podemos reprogramar uma célula adulta para fazê-la recuperar as características de uma célula-tronco embrionária.

As pesquisas de Yamanaka constituíram "uma descoberta revolucionária real", entusiasmou-se Jean-Marc Lemaitre, do Instituto de Genômica Funcional (Inserm).

Com estas novas células IPS, "você pode obter praticamente qualquer tipo de célula do corpo", explica o pesquisador francês que tem usado esta técnica para rejuvenescer células centenárias, e mostra que o processo de envelhecimento é reversível.

Fonte: Exame

0 comentários:

Postar um comentário